Live at the Metropolitan Art Center (1979), um concerto da Free Music Festival Orchestra, no âmbito do Fourth Annual Free Music Festival, de S. Francisco, Califórnia. A FMCO foi uma orquestra dirigida pelo saxofonista John Gruntfest nos anos que foram de 1979 a 1982. Variou entre os 50 e os 70 elementos, construída a partir de uma base de 40 sopros, com o próprio John Gruntfest em saxofone alto e direcção, 23 saxofones, 4 clarinetes, 5 trombones, 3 trompetes, 2 flautas, oboé e tuba, e inclui 3/4 do ROVA Saxophone Quartet. A música de Live at the MetropolitanArt Center (dedicated to all the great SF free players of the 70s) inspira-se em Ascension, de John Coltrane, e é imensa na massa e intensidade sonora criadas pelos 70 participantes. As quatro faixas do disco são diferentes versões de uma mesma composição, Piece for Forty Horns, três ensaios e a apresentação em público. A cópia que possuo foi-me oferecida por John Gruntfest antes do concerto da Variable Geometry Orchestra na Casa da Música, Porto, em que também participou. Tal como havia acontecido no concerto da Ler Devagar (Fábrica Braço de Prata), em Lisboa. O espírito da VGO, disse, é em parte semelhante ao que havia em S. Francisco nos anos 70, de que a Free Music Festival Orchestra é exemplo, e que entretanto se perdeu, para ressurgir na actualidade, como atestam alguns projectos de idêntica natureza que têm vindo a aparecer na West Coast.
Music Festival. It has been called an "Ascension for the new millenium" and is one of the most, if not the most, intense musical harmonic clusters ever created. Good speakers or good headphones are needed and the volume should be as loud as one can take. This is maximal music. It is not minimal. It has two harmonic sections and the third section is a Venda occarina duet orchestrated for the Free Music Festival Orchestra. This music took the audience right out of their bodies. - Live at the Metropolitan Art Center