Workshop Freie Musik, Akademie der Künste, Berlin, 1977. Embalado pelo espírito de John Coltrane, Gerd Dudek (flauta, shenai, saxofones tenor e soprano), o contrabaixista Buschi Niebergall, ambos alemães (o primeiro, radicado na Polónia), e o baterista finlandês Edward Vesala, que, anos mais tarde, viria a ser extensivamente documentado na ECM Records. Em Abril daquele ano, o trio encontrou-se para actuar ao vivo na Academia das Artes de Berlim, e aí apresentar uma sequência de seis temas compostos por Dudek e Niebergall. São breves linhas melódicas enunciadas logo na abertura, e depois, venha a liberdade e a improvisação. O concerto documentado em OPEN (UMS/Atavistic) ficou para a história como um dos grandes acontecimentos da free music dos anos 70. Dudek, na liderança, à parte as discretas participações na Globe Unity Orchestra, de Alexander von Schlippenbach, evidencia um som potente, mas macio e suave no fluir; já encerrava as propriedades que anos mais tarde viria a revelar de forma mais depurada em Smatter (Psi Records, 2002), gravação “britânica” de 1998, em quarteto com John Paricelli, Chris Laurence e Tony Levin.
Dudek foca-se num instrumento por tema. No primeiro (H.S.), sax soprano, depois (Kugel) tenor, a seguir (Mira), flauta e shenai, retomando a sequência tenor (Manchmal), flauta (Open) e soprano (Chain). O acompanhamento do contrabaixo e da bateria, sem marcação regular, contribui em grande medida para o elevado nível artístico de uma sessão em que nada está a mais ou a menos, e impulsionar Gerd Dudek para alguns dos seus melhores momentos, caracterizados por um lirismo doloroso e melancólico. Originalmente editado em LP na Free Music Production (Archive Edition, 1979), OPEN foi reeditado em 2004 pela Unheard Music Series/Atavistic. Som actual, passados 30 anos.