É esta a cara de Corn Meal Dance (Aum 043), novíssimo disco de William Parker, o papa do free jazz moderno (“um dos 50 mais distintos músicos de Nova Iorque de sempre”, segundo a Time Out New York), com o grupo Raining On The Moon, em versão expandida. Participações, além de WP em contrabaixo, de Rob Brown, saxofone alto; Lewis Barnes, trompete; Hamid Drake, bateria; Eri Yamamoto, piano, tal como em Luc's Lantern, disco de WP em trio; e Leena Conquest (a June Tyson de WP?) voz comum ao anterior disco do quarteto Raining On The Moon, o mesmo que esteve em Coimbra, em 2003, para um concerto inesquecível, cantora com quem tive o prazer de almoçar um dia na Associação 25 de Abril, em Lisboa, à mesa com João Pedro Viegas, o então director artístico dos Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra, Jazz ao Centro.
Raining on the Moon (Thirsty Ear/Blue Series, 2002) constituiu uma relativa surpresa, face ao que se conhecia do trajecto discográfico de Parker enquanto líder, iniciado em 1981, com Through Acceptance of the Mystery Peace (Centering/Eremite). Neste formato de 'quarteto mais participações especiais', William Parker combina jazz e poesia, põe o melhor do seu lirismo militante ao serviço da causa da esperança e do optimismo como formas de combater o desalento e o desespero que grassam pelo Mundo. Ainda não ouvi o disco e já me soa a qualquer coisa, algo entre o espírito dos blues, com muito groove, temas em formato canção/composição, com bastante improvisação à mistura, na linha do disco anterior.
Corn Meal Dance tem edição na americana AUM Fidelity, que este ano comemora uma década de actividade editorial. Agora me lembro que já me está a fazer falta mais um episódio da grande Little Huey Creative Music Orchestra, a big band de William Parker, que seria outra bela maneira de comemorar os tais 10 aninhos. Com ou sem LHCMO, parabéns a Steven Joerg, o homem por detrás do balcão, e que assim escreve: «Corn Meal Dance is an incomparable and uncompromising work that AUM Fidelity is deeply honored to present; the release of this wonderful record is how AUM Fidelity is celebrating its 10th Anniversary as a purveyor of immaculate sounds for the healing of nations (hey, "you got to go big out here" ). The title track here alone is enough to have made me weep tears of joy on many a night since its creation; some eternal wisdom to be found and sung and danced along to here folks».