Os arquivos de Sun Ra parecem ilimitados, tantas são as descobertas que se têm vindo a suceder nos últimos anos. O mais recente resultado deste vasculhar nas arcas do mestre foi o encontro de uma série de bobines de fita magnética contendo gravações realizadas por Sun Ra & His Arkestra no início da década de 70, que a Transparency resolveu produzir e editar em vários volumes, a partir de um conjunto de 11 bobines registadas na primeira metade da década de 70. Trata-se de material inédito, até agora desconhecido mesmo entre o núcleo duro dos tape traders que habitualmente trocam entre si o que nem o diabo sabe que existe em matéria de gravações obscuras.
Creator Of The Universe - The Lost Reel Collection, Vol. 1 (CD duplo), abre a colecção das Bobines Perdidas. Reúne gravações de 1971 na Warehouse de S. Francisco. O disco 2 acrescenta uma conferência de Sun Ra na Universidade de Berkeley.
Intergalactic Research - The Lost Reel Collection. Vol. 2, reencontra Sun Ra e a Arkestra na Bay Area de S. Francisco e em Berkeley, em 1971 e 1972.
Shadows Took Shape - The Lost Reel Collection, Vol. 3 (CD duplo), organiza um conjunto de gravações realizadas em local não identificado e rotuladas 'Spacemaster Concert'. Sem data de registo precisa (sabe-se apenas que diz respeito ao início da década de 70), este terceiro volume encerra o primeiro ciclo das Lost Reel Series. Há ainda muito para conhecer deste filão do acervo histórico de Sun Ra, de que estão previstos mais quatro volumes, já que o artista gravou inúmeros concertos, ensaios e demos para consumo interno, que neste último caso tinham por objectivo dar a conhecer aos músicos algumas das suas ideias e projectos, sem a preocupação de as vir a publicar.
O novo programa editorial da Transparency, The Lost Reel Collection, recolhe música típica da década mais wild de Sun Ra, com muito teclado electrónico (hum…), o canto da grande June Tyson, improvisação livre apontada em todas as direcções, arranjos orquestrais arrevesados, muito diferentes dos das peças de estúdio, e solos de John Gilmore, Marshall Allen e do resto de companhia, naquele que ficou para a história como o período áureo da Arkestra.
Onde encontrar? Na DMG, por exemplo.