Jazz is part of the whole picture, but the communication lines are all over the place now. If you’re truly in love with music, you can’t help being affected by that fact. - Roscoe Mitchell
Composition / Improvisation Nos. 1, 2, & 3, gravado em concerto no Muffathalle de Munique, Alemanha, em Setembro de 2004, é um bom exemplo da capacidade de Roscoe Mitchell ver para muito para além do Art Ensemble of Chicago. O que começou a ser reconhecido com particular acuidade a partir do trabalho com a Note Factory, de tempos ainda recentes. Nesta longa maratona (79'12) de composição/improvisação em que seria estulto tentar perceber onde acaba uma e começa outra, porque não é divisável qualquer linha de demarcação, participam, além de Roscoe Mitchell (saxofone soprano e direcção), Evan Parker (saxofones tenor e soprano), Anders Svanoe (saxofones alto e barítono), Corey Wilkes (trompete, flugelhorn), John Rangecroft (clarinete), Neil Metcalfe (flauta), Craig Taborn (piano), Philipp Wachsmann (violino), Nils Bultmann (viola), Márcio Mattos (violoncelo), Barry Guy (contrabaixo), Jaribu Shahid (contrabaixo), Tani Tabbal e Paul Lytton (bateria e percussão) – o Transatlantic Art Ensemble, assim designado por reunir músicos britânicos e norte-americanos. Sopros, cordas e percussão, funcionam como uma orquestra em cujo seio nascem pequenas formações ad-hoc para fazer trabalho específico de improvisação. Nesta medida, o corpo colectivo, nas suas constantes subdivisões, contrastes, mutações de cor, forma e estrutura, criador de belas texturas impressionistas, que vão de Debussy a Ligeti, apresenta interessantes similitudes com a New Orchestra de Barry Guy, e com o Electro-Acoustic Ensemble (sem a electrónica) de Evan Parker. O que acaba por ser natural, dadas as afinidades estéticas e as cumplicidades estratégicas dos respectivos mentores. Desconheço se esta é a nova direcção que Roscoe Mitchell pretende deliberadamente imprimir ao seu trabalho, ou se se tratou de um caso isolado. Se o objectivo é seguir esta via, Mitchell tem aqui um vasto território para conquistar. Música substancial, espessa e cremosa, Ancient to the Future, como a do AEC, carece de muitas audições para se poder apreender em toda a sua imensidão. É isso que ando a tentar fazer. Roscoe Mitchell / The Transatlantic Art Ensemble (ECM Records), produção de Steve Lake e distribuição em Portugal pela Dargil.