Image hosted by Photobucket.com
4.7.07
 

Jazz is part of the whole picture, but the communication lines are all over the place now. If you’re truly in love with music, you can’t help being affected by that fact. - Roscoe Mitchell

Composition / Improvisation Nos. 1, 2, & 3, gravado em concerto no Muffathalle de Munique, Alemanha, em Setembro de 2004, é um bom exemplo da capacidade de Roscoe Mitchell ver para muito para além do Art Ensemble of Chicago. O que começou a ser reconhecido com particular acuidade a partir do trabalho com a Note Factory, de tempos ainda recentes. Nesta longa maratona (79'12) de composição/improvisação em que seria estulto tentar perceber onde acaba uma e começa outra, porque não é divisável qualquer linha de demarcação, participam, além de Roscoe Mitchell (saxofone soprano e direcção), Evan Parker (saxofones tenor e soprano), Anders Svanoe (saxofones alto e barítono), Corey Wilkes (trompete, flugelhorn), John Rangecroft (clarinete), Neil Metcalfe (flauta), Craig Taborn (piano), Philipp Wachsmann (violino), Nils Bultmann (viola), Márcio Mattos (violoncelo), Barry Guy (contrabaixo), Jaribu Shahid (contrabaixo), Tani Tabbal e Paul Lytton (bateria e percussão) – o Transatlantic Art Ensemble, assim designado por reunir músicos britânicos e norte-americanos. Sopros, cordas e percussão, funcionam como uma orquestra em cujo seio nascem pequenas formações ad-hoc para fazer trabalho específico de improvisação. Nesta medida, o corpo colectivo, nas suas constantes subdivisões, contrastes, mutações de cor, forma e estrutura, criador de belas texturas impressionistas, que vão de Debussy a Ligeti, apresenta interessantes similitudes com a New Orchestra de Barry Guy, e com o Electro-Acoustic Ensemble (sem a electrónica) de Evan Parker. O que acaba por ser natural, dadas as afinidades estéticas e as cumplicidades estratégicas dos respectivos mentores. Desconheço se esta é a nova direcção que Roscoe Mitchell pretende deliberadamente imprimir ao seu trabalho, ou se se tratou de um caso isolado. Se o objectivo é seguir esta via, Mitchell tem aqui um vasto território para conquistar. Música substancial, espessa e cremosa, Ancient to the Future, como a do AEC, carece de muitas audições para se poder apreender em toda a sua imensidão. É isso que ando a tentar fazer. Roscoe Mitchell / The Transatlantic Art Ensemble (ECM Records), produção de Steve Lake e distribuição em Portugal pela Dargil.

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • Aí está, a 3ª edição do ciclo Jazz im Gorthe-Garte...
  • Disse-me o JPV: a DiscPlus está a saldar os Hats. ...
  • Emissão no programa Jazz op Vier, da rádio holande...
  • Ornette Coleman e Andrew Hill, são os vencedores d...
  • Point of Departure, n.º 12, edição de Bill Shoemak...
  • Species of Fishes (Vitaly Stern e Igor Kolyadniy)S...
  • A capa é de um kitsch monumental. Confesso não res...
  • Na casa dos quarenta anos, há um saxofonista que n...
  • Tenho andado a rodar o mais recente disco do sopr...
  • Alice Coltrane - Huntington Ashram Monastery (Impu...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger