Osso, Branches e Sapien Sapiens, ao vivo. Quinta 19, na Sociedade Guilherme Cossoul, em Lisboa, pelas 22h.
Osso
Editaram em 2006 o brilhante EP Solto na Merzbau, onde ficava patente a sua devoção pelo noise-facção-Wolf-Eyes, e onde se reconhece a intensidade industrial de nomes que despontam hoje mesmo por comunidades que emergem pelos Estados Unidos (Portland, sobretudo, mas também San Francisco, por exemplo) e o espírito impoluto (hail!) das primeiras movimentações do black metal nórdico na década de 90. Sempre apontando para novas saídas e rumos improváveis e arriscados, o duo Bruno Silva e Carlos Nascimento (aka Ghoak) tem tudo para ser um nome grande da música extrema dos nossos dias, quer em disco quer ao vivo, onde exibem alta intensidade, entrega e concentração.
Branches
A primeira aventura a solo de Pedro Rios (dos DOPO), aqui influenciado pela composição por camadas, caseira, que caracteriza o trabalho de outros como Richard Youngs, Coleen ou Dean Roberts. Em casa, e com uma grande variedade de instrumentos (quase tudo acústico), o Pedro atinge momentos de uma beleza quase bucólica, que se alimenta de colagens, cadeias e vozes que se perdem pelo escuro.
Sapien Sapiens
Formação de identidade desconhecida e proveniência mais que duvidosa, que cavalga implacavelmente por ondas de xamanismo afro-suburbano alucinado, feitas de percussão quase marcial e gritos descontrolados que, sem dúvida por mandinguice, se transformam em grooves longos e obsessivos, completamente físicos, mas imateriais. Ás vezes lembram os momentos mais impressionistas de uns Loosers, as malhas mais rock de uns Frango colheita-de-2005 ou ainda uma hipotética revisitação p.e.t.a. ou national-geographic-style de uns Ministry (! [conferir por favor a malha "matamos domingos" no myspace]). Estrearam-se em grande no último Out.Fest, e começam agora a ver se o feitiço pega aí.
PCF Moya
Criador de improvisações livres ou estruturadas, nas quais as emanações de guitarra, voz e outras fontes convergem num todo-nuvem de som manifestamente meditativo e em suspensão.