Image hosted by Photobucket.com
26.3.07
 
Com um ouvido especial para a história do saxofone tenor, de Coleman Hawkins para a frente, Seth Meicht (n. 1976) reelabora sobre o swing de anos passados, filtra-o, mistura-o com groove moderno e surge com um som maduro, incisivo e despretensioso. Ao trio que reunira para Trio, disco editado pela Cadence Jazz Records, com o contrabaixista Matt Engle e o baterista Lonnie Solaway, de entre Filadélfia e Nova Iorque, juntou o saxofonista tenor Matt Bauder (n. 1976), do trio Memorize the Sky, com intensa actividade em Chicago e na zona de influência da editora 482 Music, e registou Illumine na Creative Improvised Music Projects (CIMP), em 28 e 29 de Março de 2006. Pelo que se ouve, a sessão correu pelo melhor, ao nível da exploração harmónica, das melodias enunciadas em uníssono, e no equilíbrio entre improvisação em quarteto e improvisação individual. Tema a tema, o disco enche-se de luz e cor exuberante, projectadas nas diferenças de estilos e no contraste entre diferentes maneiras de dizer, de ouvir e de responder. Combinação de suavidade e delicadeza, mas também músculo e energia, como o próprio líder aponta nas notas que escreveu para o disco. Bob Rusch, o produtor, é certeiro quando refere as propriedades do som dos dois saxofonistas, atribuindo a Seth Meicht uma inclinação para sonoridades próximas de Coleman Hawkins, Sonny Rollins ou Roland Kirk, e a Matt Bauder uma propensão para sabores west coast, como os de Warne Marsh ou Lee Konitz, duas das principais matrizes da história do saxofone tenor que nunca se opuseram, antes se complementaram. Se a estas características somarmos a riqueza de vocabulário de ambos os instrumentistas e a capacidade de elaborar a partir da citação histórica, como maneiras de exprimir tensão e convergência, encontramos sentido num projecto que prima por mostrar facetas distintas do saxofone tenor moderno, novas possibilidades para o jazz e a originalidade de vozes só agora se começam a afirmar.

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • Where the Downtown sound remains the same - o trab...
  • Durante esta semana sai mais um número (19) da ind...
  • Em Maio próximo vai sair Memorize the Sky (482 Mu...
  • Fora das bocas do mundo e das páginas das revista...
  • ULRICHSBERGER KALEIDOPHON 2007
  • A palavra ao Pedro Gomes: Na terceira investida pa...
  • No fim deste mês nasce o Jazz'n'Douro, 1º Festival...
  • DAY & TAXI é um projecto musical originário da Su...
  • No Church Number Nine, também conhecido no millieu...
  • Wishful Thinking, disco de estreia. Concertos de l...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger