Image hosted by Photobucket.com
23.3.07
 
Fora das bocas do mundo e das páginas das revistas, há coisas acontecer no excitante mundo renovado da improvisação emergente do jazz/rock. Um pouco por todo o lado proliferam projectos que se dedicam à experimentação neste segmento estético, com resultados melhores ou piores. Neste domínio, interessa ao observador acompanhar quem é capaz de correr riscos de evitar a imitação de modelos preexistentes, quem recuse engrossar as há muito saturadas fileiras do pós-Miles eléctrico. O caso do Grilly Biggs é interessante neste aspecto. Originário de New Orleans e formado em 2004 por Matthew Golombisky (baixo acústico e samples), Matthew McClimon (vibrafone), Quin Kirchner (bateria e electrónica) e Milton Villarrubia (bateria e electrónica), o grupo foi desmembrado na sequência do furacão Katrina, que forçou o pessoal a reinstalar-se noutras cidades, de Santa Fé a Chicago. Daí o título: New Orleans/Katrina = Santa Fe + Chicago. E como há males que vêm por bem, e Santa Fé, no Novo México, é a cidade da High Mayhem Emerging Arts, associação cultural que anualmente promove o High Mayehm, festival de música e multimédia, estava criada a oportunidade de reunião do grupo para actuar numa das edições do festival, a quarta, em Outubro de 2005.
Uma invulgar mistura de contrabaixo, vibrafone, duas baterias e electrónica toca a todos, estão na base da proposta que o Grilly Biggs levou ao palco do High Mayhem. Para a confecção dos 9 temas do disco, todos gravados no mesmo concerto, a receita é simples, despretensiosa, mas eficaz: o vibrafone desenha melodias psycho-groovy, o baixo bombeia linhas rítmicas, as baterias assíncronas reforçam o groove sem encher demasiado a panorâmica, e a electrónica preenche espaços com texturas. O “segredo” está em saber combinar os ingredientes e em ter mão no tempero, coisa que o Grilly Biggs faz sem brilho especial mas com assinalável competência. Serve-se fresco.

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • ULRICHSBERGER KALEIDOPHON 2007
  • A palavra ao Pedro Gomes: Na terceira investida pa...
  • No fim deste mês nasce o Jazz'n'Douro, 1º Festival...
  • DAY & TAXI é um projecto musical originário da Su...
  • No Church Number Nine, também conhecido no millieu...
  • Wishful Thinking, disco de estreia. Concertos de l...
  • Carlos Barretto, Mário Delgado, José Salgueiro, Jo...
  • Angry Vegan Records, subsidiária da pfMENTUM
  • Outra boa notícia que acaba de cair aqui na redacç...
  • The Sun Ra Quilt of Joy

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger