Image hosted by Photobucket.com
24.2.07
 
Há um pouco de tudo nesta edição: do solo de contrabaixo de Children At Play, ao duo com o trombonista Radu Malfatti, passando pelo sexteto Harry Miller's Isipingo, e pelo quinteto com o holandês Willem Breuker - de uma assentada são cinco em três. Isto é, cinco LPs em três CDs - Harry Miller 1941-1983: The Collection.
Harry Miller, contrabaixista e compositor, nasceu na África do Sul em 1941, e veio a falecer num acidente de viação, em 1983, na Holanda, país onde vivia ao tempo.
Como tantos outros compatriotas seus, no início da década de 60, por motivos político-socias, exilou-se em Londres, onde, durante cerca de 20 anos, marcou o jazz local, imprimindo-lhe uma nova direcção, com Chris McGregor, Dudu Pukwana, Louis Moholo, e os músicos do colectivo Brotherood Of Breath; e também com John Surman, Keith Tippett, Trevor Watts, Mark Charig, Mike Osborne e Mike Westbrook, alguns dos mais representativos músicos da época, alguns dos quais ainda em actividade.
Harry Miller, compositor e instrumentista, teve a preocupação de gravar e divulgar o seu trabalho e o das pessoas com quem tocava, sobretudo dos músicos sul-africanos que, pelas razões que facilmente se apreendem, tinham poucas oportunidades de o fazer fora de meios próprios. Razão pela qual fundou a editora Ogun, uma cooperativa com Louis Moholo, Chris McGregor, Brian Abrahams, e sua mulher Hazel Miller. Moholo e Hazel são hoje os únicos sobreviventes daquele tempo. Em 1999, a Ogun comemorou 25 anos de existência. Hazel Miller, para assinalar a data. Em memória do marido, resolveu reeditar cinco LPs gravados sob o nome de Harry Miller, 4 publicados através da Ogun e 1 pela editora holandesa VaraJazz, reunidos e apresentados em 3 CDs, ilustrados por um livreto de 28 páginas: Children At Play (1974), Family Affair (1977), Bracknell Breakdown (1978), In Conference (1978) e Down South (1983).
O disco 1, a abrir, inclui o álbum Children at Play. Harry Miller em contrabaixo solo. Trabalho diversificado com arco e pizzicato, a que soma sobreposições de flutas e percussão tocadas pelo próprio Miller. A segunda parte do disco contém Family Affair, do Harry Miller's Isipingo, o segundo LP na ordem cronológica. Além do contrabaixista, ouvem-se Marc Charig, trompete; Mike Osborne, sax alto; Malcolm Griffiths, trombone; Keith Tippett, piano; e Louis Moholo, bateria, a tocar free jazz electrizante, com ligeiro aroma afro. No disco 2 cabem Bracknell Breakdown – com Harry Miller, contrabaixo e Radu Malfatti, trombone. O disco prima por ser o de mais difícil abordagem em todo o conjunto, duas longas improvisações (The audient stood on its foot - 21.45; e Friendly Duck - 16.20) com o duo em curso de livre improvisação de matriz britânica – e In Conference, com o Harry Miller Sextet (Willem Breuker, Trevor Watts, Julie e Keith Tippett e Louis Moholo). Ênfase posta no trabalho dos saxofonistas Breuker e Wats, o disco está cheio de motivos de interesse, retomando a variante afro do jazz e livre improvisação. O disco 3, mais curtinho que os anteriores, pois alberga apenas Down South, o LP gravado para a VaraJazz pelo Harry Miller Quintet, que à data incluia Marc Charig, corneta; Wolter Wierbos, trombone; Sean Bergin, saxofones tenor, alto e soprano; e Han Bennink, bateria. Musicalmente, Miller recupera os ritmos africanos, que adiciona às influências de uma certa exuberância e colorido próprios do jazz europeu dos anos 70 e 80. Em boa hora a Ogun reeditou esta pentalogia, que bem ilustra o trabalho como líder de um dos músicos mais importantes que passou pelo Reino Unido, de cuja relevância dão devida nota os comentários e depoimentos de tantos dos que com Miller tiveram o que geralmente consideram o privilégio de com lele ter tocado e convivido, relatos publicados nas notas à edição. Uma homenagem digna a Harry Miller e, simultaneamente, uma amostra representativa da abertura à diferença do jazz britânico e do impacto que nele tiveram outras influências exógenas, para além das norte-americanas.
Harry Miller 1941-1983: The Collection (Ogun)

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • Alan Skidmore / Mike Osborne / John Surman. As ini...
  • Zé da Mouraria Sextet
  • Ainda não tem confirmação "oficial", mas as fontes...
  • Alípio C Neto DIGGIN' >>>>> Alípio C Neto (saxofon...
  • Lennie Tristano, piano solo e em trio. Gravações d...
  • KATIE BULL canta jazz e trabalha com multi-media. ...
  • The Mahavishnu Project foi pensado e projectado pa...
  • Reggie Workman entrevistado (Foto © Davor Hrvoj)
  • João Ricardo (aka ocp - operador de cabine polival...
  • O blog do FIMAV 2007 passou a grupo de discussão a...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger