The Mahavishnu Project foi pensado e projectado para homenagear e actualizar a música da grande Mahavishnu Orchestra, do guitarrista John McLaughlin. Este upgrade da Mahavishnu, capitaneado pelo percussionista Gregg Bendian, respeitando os cânones da MO, faz uso duma instrumentação diferente da originária: violinos (Katherine Fong, Rob Thomas, Zach Brock), viola (Nicole Federici), violoncelo (Leigh Stuart), teclados (Adam Holzman), guitarras (Glenn Alexander), baixo eléctrico (David Johnsen), saxofones e flautas (Premik Russell Tubbs) e voz (Maria Neckam). Return to the Emerald Beyond repristina o velho material da Mahavishnu, Visions of the Emerald Beyond, de 1975, e apresenta novas improvisações sobre os temas originais, a somar a três outras composições avulso executadas dentro do mesmo espírito de cosmic groove da orquestra de John McLaughlin, da qual não se teve notícias durante os últimos 30 anos. Este duplo CD, gravado ao vivo, cairá que nem ginjas aos aficionados do prog-rock e da fusion. Outro público, desde que goste de improvisação independentemente do contexto formal em que ela se desenvolva, também aqui tem muito com que entreter a neurose. A capa é um mimo de kitsch... (Cuneiform Records, 2007)