Dos três inaugurais de Taj Mahal (n. 1942) – um dos primeiros bluesmen que ouvi há trinta e tal anos – longe ainda do blues festivo de tempos mais recentes, Taj Mahal, The Natch'l Blues e Giant Step/De Ole Folks At Home, o segundo é o mais arrebatador, o passo decisivo que confirmou a veia de grande artista que sempre foi e ainda é. The Natch'l Blues, de 1968, é um disco de blues essencialmente acústico, com fundas raízes no Delta do Mississipi, aberto a outras modalidades e variantes da black music como a soul de Otis Redding ou Marvin Gaye, presentes em temas como Corrina ou A Lot of Love. Mas sobretudo na interpretação de You Don't Miss Your Water ('Til Your Well Runs Dry), original de William Bell. Em The Natch'l Blues tudo é intuitivamente calibrado, o grão vocal e a entoação no ponto certo. Na tristeza feliz que é preciso ter para ser autêntico, na leveza e na fluência natural de quem bebeu os blues no leite materno, residem alguns dos ingredientes que tornaram The Natch'l Blues numa obra de referência daquela época. A reedição de 2000 apareceu com uma capa diferente da original e o conteúdo foi aumentado com dois temas eventualmente sobrantes do LP original (New Stranger Blues e Things Are Gonna Work Out Fine) e uma versão alternativa de The Cuckoo. Taj Mahal, steel bodied, hamónica e voz, com Al Kooper (piano), Jesse Ed Davis (guitarra), Gary Gilmore (baixo), Chuck Blackwell (bateria) e Earl Palmer (bateria). Gonna paint my mailbox blue / Put some flowers on it honey / Paint some trailin' vines and dew... You don't miss your water till the well runs dry.