A história e a lenda contam-no de várias maneiras, mas há traços comuns a ambas: Duke Reid, polícia e, depois da mulher ter ganho uns cobres na lotaria de Kingston, Jamaica, vendedor de bebidas alcoólicas numa loja onde montou um sistema de som como chamariz para a clientela, que nas tardes de ócio pouco mais tinha que fazer que vaguear e certamente fumar uns porros jeitosos. O negócio começou frutificar e Reid arquitectou uma maneira de levar a promoção das bebidas aos quatro cantos da Ilha, que, com o seu sound system ambulante, passou a calcorrear com regularidade. A ideia era simples: vinde cá meninos e meninas, ouçam uns hits de R&B, umas malhas de ska e bebam uns copos, divirtam-se à grande, que assim ganhamos todos. Tanto assim foi que cedo, para transportar o sistema de terra em terra, Reid teve que adquirir uma camioneta cuja marca era Trojan. “Aí vem o Trojan”, gritava o povo quando via chegar o empresário e self-made man da Jamaica ao volante da sua bela e reluzente camioneta, para materializar os sonhos da rapaziada do início dos anos 60. E a editora que fundou a seguir naturalmente ficou conhecida pelo nome da camioneta. Reid começou por gravar artistas do submundo do rock steady e do ska, evoluindo depois para formas mais elaboradas, ao mesmo tempo que promovia o reggae na antiga colónia, o Reino Unido, o que se revelou um negócio da China. Em traços largos, assim começou a história da Trojan, a mais importante e influente editora de reggae, muito antes de nascerem os nomes, Bob Marley à cabeça, que viriam a colocar esta específica forma de música caribenha nas bocas do mundo, em todo o Mundo, influenciando músicos das mais diversas áreas musicais. Duke Reid era um caso especial de jeito para o negócio. A visão prospectiva aguda que possuía levou-o a adquirir os direitos de edição de muitos artistas que não tinham onde cair mortos, promovendo-os e fazendo render os activos através da venda e promoção em Londres. Daí que hoje a Trojan, com os seus mais de 40 anos de actividade, possua o melhor e mais vasto arquivo de reggae antigo, representando para o reggae o que a Chess representa para o blues norte-americano.