Image hosted by Photobucket.com
11.9.06
 

Está prestes a sair o novo disco de Rodrigo Amado, TEATRO. Inaugura uma nova editora, a European Echoes, fundada e dirigida pelo saxofonista português. Inclui quatro temas gravados no Teatro Nacional de S. João, no Porto, na sessão que antecedeu o concerto que o trio de Rodrigo Amado (saxofones tenor e barítono), Kent Kessler (contrabaixo) e Paal Nielssen-Love (bateria) deu no Spectrum, ciclo de música improvisada, em Fevereiro de 2004.
Esteticamente filiado numa longa descendência que vem de finais de 50 para cá, num movimento contínuo com altos e baixos que recrudesceu assinalavelmente a partir da década de 90, altura em que o free jazz conheceu um enorme impulso revitalizador, com epicentro simultâneo na Europa e nos EUA, Teatro foi gravado à primeira por músicos que nunca antes haviam tocado juntos enquanto trio. O resultado está à vista e impressiona favoravelmente a vários títulos, de que destacaria a fluidez discursiva, a qualidade musical e o elevado nível de coesão e interacção.
De fio a pavio sente-se que os músicos se instigam reciprocamente a progredir, sem acerto prévio, em insuspeitas direcções, confiando apenas na intuição e na experiência uns dos outros. Receita falível, é certo, mas quando em boas mãos, funciona e gera resultados como os que se podem ouvir em Teatro.
Do local de gravação, aos títulos, tudo remete para o universo teatral, imaginário reforçado pela dedicatória ao avô de Rodrigo Amado, Fernando Amado (1899-1968), dramaturgo, encenador, crítico, professor e entusiasta do teatro amador.
Tema a tema, o disco conta-se em quatro composições instantâneas, da introdutória The Iconoclast (19’30), em que o saxofonista começa por enunciar uma melodia simples, ao estilo de Fred Anderson, a dar o mote classizante, e a toma depois como pretexto para se lançar nos braços da improvisação livre, impulsionado pelo fluxo rítmico de Kessler e Nielssen-Love ao longo dos vários andamentos. Depois de um breve interlúdio, passa-se a Pandora's Box (16’30), em que a urgência de dizer dita o tempo mais rápido. Seguem-se Teatro (7’16) e Chasin’ Pirandello (5’59), temas que sintetizam e consolidam as ideias antes explanadas. Rodrigo Amado, afirmativo e a soprar com gana e convicção, opta nas duas composições finais por trocar o saxofone tenor pelo barítono, mantendo o discurso a meia-voz, lume brando que melhor serve os propósitos do trio. Da placidez contemplativa à imparável avalanche rítmica, ricos e variados são os ambientes em que se constrói a vida de que o disco capta e retém o pulsar instantâneo.
Disco de free jazz maduro, de base melódica, “Teatro” deixa uma impressão agradável e duradoura no ouvinte. Um clássico moderno “em cena” dentro de pouco tempo na novel European Echoes. Grafismo de Rui Garrido. Fotografia de Joaquim Mendes.

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • ... E como não há quatro sem cinco, tomai lá outra...
  • Ânimo! Uma gravação inédita com o lendário Denis C...
  • Eric DolphyThe Complete Prestige Recordings
  • Inserido no programa de artes e de cultura artísti...
  • Ei, antes que me esqueça, lembro que a 18 de Setem...
  • Coube-me o n.º 823 da edição de 999 exemplares de...
  • Novo disco da nova formação de Roscoe Mitchell. Mu...
  • No âmbito do programa artístico do Fórum Gulbenkia...
  • Destination Out prossegue o inestimável trabalho d...
  • Dewey Redman(17.05.1931 – 02.09.2006)Morreu o gran...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger