Image hosted by Photobucket.com
31.7.06
 
Cinquenta anos de carreira, dezenas de discos (três deles a solo) depois, eis que René Urtreger aí está de novo, com a sua maneira leve e suave de abordar o piano. Nove standards e um original servem de pretexto para o regresso numa editora de recente criação, a francesa Minium, cuja secção Standard Visit convida artistas a revisitarem temas que marcaram o respectivo percurso pessoal.
Autumn in New York, What is this Thing Called Love?, Laura, I'll Remember April, Someday my Prince Will Come, Dear Old Stockholm, My Funny Valentine, Cherokee, I didn't Know What Time it Was, são os títulos dos ever green escolhidos para este sessão de Janeiro de 2005, mais Il Neiga sur Pernes, um solo improvisado pelo pianista que amaciou os ímpetos de bopper que lhe ficaram do estudo de Bud Powell e de Red Garland, o mesmo que acompanhou Miles Davis em "Ascenseur pour L'échafaud", música do filme homónimo de Louis Malle (1958).
Menos uma homenagem ao jazz, ao piano ou aos criadores dos temas originais, do que uma celebração da vitalidade da transformação sonora de material já com longas barbas, Urtreger preparou e apresenta em "Tentatives" um belo programa, uma leitura muito conforme com o tempo e o modo dos originais, ideal para o entardecer de dias de verão, quando as sombras se alongam e há que fazer tempo para o jantar. Long drinks vêm a propósito.
Edição Minium, distribuída em Portugal pela Dwitza.

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • Jazz em Agosto / 2006
  • A 16 de Junho, numa cada vez menos frequente apari...
  • David [Sylvian] has just completed mixingand maste...
  • «O objectivo da minha música é a construção e orga...
  • Na netlabel francesa Insubordinations, duas novas ...
  • Esta recente edição da Creative Sources Recording...
  • Alípio C Neto (saxofone tenor, flautas e apitos) e...
  • "Electronic Panorama": Paris, Tokyo, Utrecht, Wars...
  • «Much is made of the ‘space oddity’ of Sun Ra but ...
  • STARRY NIGHT (excerpt) 6.31 - minimalistic improvi...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger