Image hosted by Photobucket.com
28.7.06
 
Esta recente edição da Creative Sources Recordings (cs068)capta em estúdio um quarteto formado por Wade Matthews, Ernesto Rodrigues, Bechir Saadé e Guilherme Rodrigues. Em “Oranges” (temas 1 a 9, num total de 42’58’’) Wade Matthews arma teia e trama electrónica focada na criação de texturas, acidentes e rugosidades, por onde amarinham sons animados, pequenos pontos de luz que, vistos à distância, iluminam uma tela de consideráveis dimensões e traduzem a imensa quantidade de eventos sonos que aqui se produzem.
Clarinete baixo (Matthews e Saadé), nay, flauta alto, viola, violoncelo e electrónica estabelecem subtis ligações electroacústicas em cadeia, o sopro como espevitador de um fogo que arde lento, brasas sobre as cordas, alimentado por uma permanente e quase imperceptível variação dinâmica em que detalhes e fragmentos marcam a progressão no terreno, apelando à concentração do ouvinte. No seu constante processo de transmutação, os sons adquirem formas estranhas, uma certa fluidez e imponderabilidade, como gritos surdos e rumores em tensão permanente. Música parente da escrita contemporânea, que dela difere na medida em que os momentos de composição, execução e registo ocorrem simultânea e instantaneamente, fundindo-se numa delicada amálgama de sons e silêncios profundos. Gravação de Janeiro de 2006, realizada no Estúdio Tcha Tcha Tcha, em Lisboa.
W. Matthews / E. Rodrigues / B. Saadé / G. Rodrigues - Oranges (Creative Sources)

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • Alípio C Neto (saxofone tenor, flautas e apitos) e...
  • "Electronic Panorama": Paris, Tokyo, Utrecht, Wars...
  • «Much is made of the ‘space oddity’ of Sun Ra but ...
  • STARRY NIGHT (excerpt) 6.31 - minimalistic improvi...
  • Como um enclave dentro do Appleby Jazz Festival, a...
  • «Guitariste, compositeur et chef d'orchestre virtu...
  • Hoje, 25.07.2006, às 19h00, Mechanics (Lars Arens,...
  • Sabir Mateen's Shapes, Textures & Sound Ensemble, ...
  • Simon Nabatov & Tom Rainey. Juntos pela primeira ...
  • John Surman, Mike Osborne, Alan Skidmore, Polar Be...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger