José Carlos Santos, director artístico do BragaJazz (9, 10 e 11 de Março próximo), vai ministrar um CURSO DE HISTÓRIA DO JAZZ - NÍVEL BÁSICO. Com início a 14 de Março, e durante um mês, todas a terças-feiras, das 22h00 às 23h30, na Velha-a-Branca - Estaleiro Cultural, em Braga, o público em geral pode adquirir umas noções elementares sobre História do Jazz.
Inscrições no local (Largo da Senhora-a-Branca, 23 Braga); na Universidade do Minho, e através do tel. 253 618 234 ou endereço info@velha-a-branca.net
O Curso de História de Jazz - nível básico, que se realiza pela terceira vez na Velha-a-Branca, pretende dar aos seus frequentadores uma noção geral da evolução do Jazz desde os primeiros "ensaios" até aos dias de hoje. Além da audição dos trechos musicais mais relevantes na história do Jazz, as quatros sessões contarão também com a exibição de pequenos documentários em vídeo sobre alguns dos movimentos e dos seus músicos. Posteriormente, num curso mais avançado a decorrer no fim deste, serão ministrados conhecimentos mais aprofundados sobre algumas das épocas abordadas neste curso de iniciação.
José Carlos Santos, nasceu em Viana do Castelo no dia 25 do mês de Abril de 1960. Os estudos preparatórios e secundários realizou-os na sua cidade natal, tendo posteriormente cursado Filosofia na Universidade de Letras da cidade do Porto. Em Viana do Castelo foi um dos sócios fundadores do Cine Clube local e organizou inúmeros concertos de jazz, paixão que desde a juventude o vem atormentando. Residente em Braga desde 1989, aderiu nesse ano, sem condições, ao projecto da Rádio Universitária do Minho que desde 1989, semanalmente, projecta às sextas das 22h à meia-noite via ondas hertzianas, as sessões "SóJazz". Organiza ainda sessões da História do Jazz nas escolas do Minho e em instituições de carácter público e privado. Desde 2000 que é o director artístico do festival anual BragaJazz.