Image hosted by Photobucket.com
24.2.06
 

NO FILTER TRIO
Luso Café, 16FEV2006
Hernâni Faustino (contrabaixo),
Eduardo Chagas (trombone),
Miguel Martins (trompete, melódica, train whistle, sinos).
Foto: Rui Portugal

A Sabedoria do Corpo - Nos Trilhos de Ra
Café Luso, quinta-feira, 16 de Fevereiro


"Tu dizes «eu» e orgulhas-te desta palavra. Mas há qualquer coisa de maior, em que te recusas a acreditar, é o teu corpo e a sua grande razão; ele não diz Eu, mas procede como Eu. Aquilo que a inteligência pressente, aquilo que o espírito reconhece nunca em si tem o seu fim. Mas a inteligência e o espírito quereriam convencer-te que são o fim de todas as coisas; tal é a sua soberba. Inteligência e espírito não passam de instrumentos e de brinquedos; o Em si está situado para além deles. O Em si informa-se também pelos olhos dos sentidos, ouve também pelos ouvidos do espírito. O Em si está sempre à escuta, alerta; compara, submete; conquista, destrói. Reina, e é também soberano do Eu".

- Friedrich Nietzsche, in 'Assim Falava Zaratustra'

O breve concerto de quinta-feira passada, no Café Luso, propôs uma música para o corpo, no sentido em que o instinto é mais rápido e sábio que a razão. Neste contexto e para alem das estratégias estruturadas pelo intelecto, Miguel, Hernâni e Eduardo, dosearam e misturaram sensibilidades na razão justa. Souberam transpor os obstáculos da técnica para se instalarem, ouvidos abertos e dedo no gatilho, numa inteligente troca sonora de texturas e acentuadas dinâmicas. A variada sucessão de ideias deixou espaços suficientes para se ouvir com clareza as três vozes distintas. Apesar da energia ter esmorecido ligeiramente no final do set, esta acabou por regressar à intensidade inicial com uma conclusão diga da restante actuação.
Miguel tocou com o sentido da oportunidade que o caracteriza: o estritamente necessário para marcar veementemente a sua presença, desocupando o restante espaço de forma tão altruística como inteligente. Uma clara atitude de ‘contra-arte’ confirma, neste caso, um grande sentido estético.
Hernâni teceu a textura base do grupo e deu-lhe a projecção e andamento necessário. Funcionar como o motor principal, consolidando a forma musical. Uma ampla gama de harmónicos, com arco, antecedeu as suas irrequietas e rápidas malhas com técnica dedilhada.
A intervenção do Eduardo ‘Jorge Lewis’ foi uma surpresa! Os seus limitados recursos técnicos não foram um impedimento para dar largas a um som poderoso, tão redondo como nítido, pontuando a noite com um fortíssimo ataque, preciso e convicto. A noção de arranjo, oportunidade e contenção, foram próprias de quem tem os ouvidos abertos e um amplo imaginário guardado no arquivo da memória. Pondo, já agora, as coisas em contexto metafísico, foi ainda fiel ao mote "precision and discipline", do seu mentor espiritual: o próprio Sun Ra, The Living Myth!
Com o espírito do mestre no coração (afinal uma parte indissociável do corpo!) explorou ainda as dinâmicas mais subtis e os infinitos cromatismos que o seu novo instrumento lhe permitiam. Haverá ainda muito trabalho de casa para fazer (e quem não o tem?), mas na sua estreia absoluta, ou foi beginners luck, ou então o Eduardo mostrou que ainda há um vasto filão por explorar. Para já, um contrato exclusivo com a Saturn Records, a não ser que alguma editor nacional dê o primeiro passo em frente! CALLING PLANET EARTH! Calling…Calling Planet OUI-RTH...!

- Abdul Moimême

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • Fragmentos de uma jornada em torno e ao interior d...
  • Muito bom, o trabalho fotográfico, em imagens fixa...
  • IRÈNE SCHWEIZERA Film by Gitta Gsell (Intakt)
  • O IV Portalegre Jazz Fest está a decorrer até 25 d...
  • Jacques Demierre, Barry Guy, Lucas Niggli, Zoubek ...
  • O contexto é mais que um pormenor, um incidente ou...
  • «Inspirados em «The Doors of Perception» de Aldous...
  • Domingo, dia 5 de Março, na Livraria Cultura, Reci...
  • Para comemorar o quinquagésimo aniversário do saxo...
  • Já é possível ouvir a emissão da Oxigénio FM onlin...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger