Domingo, dia 5 de Março, na Livraria Cultura, Recife, Brasil, actua o Quarteto de Alípio Carvalho Neto e Johannes Krieger, com Alípio C. Neto (saxofone tenor), Johannes Krieger (trompete), Helinho (contrabaixo e baixo eléctrico) e Ebel Perrelli (bateria).
«Alípio Carvalho Neto vive há dez anos na Europa onde tem realizado um intenso trabalho como músico e escritor. Sua produção musical vem sendo objeto da melhor crítica de jazz portuguesa. Recentemente, a revista jazz.pt, em seu último número, publicou em destaque uma longa entrevista com Alípio, considerando-o uma das revelações musicais do ano de 2005, ao lado de nomes como Alexander Von Schlippenbach e John Hollenbeck.
Juntamente com Johannes Krieger, um músico reconhecido por sua versatilidade na cena musical portuguesa, Alípio formou um núcleo criativo de músicos-compositores, o Wishful Thinking, um ensemble que elabora composições originais no limite que propõe o jazz, a música improvisada de uma forma geral e a música contemporânea.
Outro destaque do Wishful Thinking é Alex Maguire, grande pianista inglês que tem atuado ao lado de Evan Parker, Elton Dean, Roswell Rudd, Han Bennink, Tony Oxley, Steve Noble, Michael Moore, Sean Bergin, Tristan Honsinger, Pip Pyle, Richard Sinclair, Phil Miller, Simon Fell, entre outros.
Ricardo Freitas e Rui Gonçalves completam o quinteto por partilharem uma estética musical que encontra sua maior expressão na intensidade e na diversidade de suas respectivas linguagens como compositores e instrumentistas. O nome do projeto surgiu quando Alípio e Alex ouviam no disco Festa dos Deuses de Hermeto Pascoal o tema "Pensamento Positivo". Alípio lançará dois álbums este ano: THE BOOK OF COMPLAINTS com o Wishful Thinking e SNUG AS A GUN, com o IMI Kollektief, ambos pela Clean Feed Records. Johannes Krieger terá, no próximo mês de Março lançado em Portugal o album TORA TORA, como compositor e líder da big band homônima.
Para apresentar parte do repértório destes ensembles no concerto em Recife, Alípio convidou Ebel Perrelli (bateria) e Helinho (baixo elétrico e contrabaixo)». Entretanto - digo eu - Alípio & Johannes estão a aquecer a caldeira para participar activamente nas festas pré-canavalescas que a Prefeitura da cidade brasileira do Recife está a organizar. É na apoteose desses dias de grande folia, que, na terça-feira 28 de Fevereiro, que os dois músicos vão participar na Orquestra Multicultural do Recife, com outros 150 (cento e cinquenta!!!) elementos, e será regida pelos maestros Spok, Ademir Araújo, Clovis Pereira, Duda, Edson Rodrigues, Geraldo Santos, Zé Menezes, Nunes, Forró e Fábio César.