Image hosted by Photobucket.com
29.11.05
 
Como líder, conhecia Joe Fiedler de dois contextos: um, mais antigo, do trio que gravou 110 Bridge Street para a CIMP em 1998, disco com o soprador Ben Koen e o baterista Ed Ware. Composições mínimas com o máximo de improvisação. Um sucesso artístico, que revelou um jovem trombonista com um som quente e moderno, partilhando o palco com um Ben Koen da mesma categoria, ambos sintéticos e concentrados no modo de dizer, tocando com verve e empatia, puxando pelos aspectos mais cooperativos da criação musical. 110 Bridge Street é um disco que revisito amiúde e que encontro sempre fresco, em parte pelas características que referi, noutra parte, pela ausência de piano e contrabaixo, o que faz sobressair os sons do metal e das palhetas. O outro momento em que me reencontrei com Joe Fiedler foi em 13 de Agosto passado, aquando do concerto que o Fast’N’Bulbous deu no Jazz em Agosto/2005, que me há-de ficar duradouramente na memória.
Eis que este mês Fiedler regressou aos discos e imagine-se, pela mão da portuguesa Clean Feed. Com o contrabaixista John Hebert e o baterista Mark Ferber, Joe Fiedler gravou um excelente disco de homenagem ao trombonista alemão Albert Mangelsdorff, recentemente desaparecido. De Plays the Music of Albert Mangelsdorff falarei mais em pormenor no próximo número da JAZZ.PT.

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • Mais um belo par de edições da minha querida Pax ...
  • Atenção, atenção (o caso não é para menos)! O IMI...
  • Sem exagero, diria assim: Expansion, do Dave Burre...
  • Herb Robertson NY Downtown Allstars - Elaboration
  • Haverá quem ainda não tenha deitado a mão aos disc...
  • Na All About Jazz, entrevista com Bernard Stollman...
  • Abre hoje, 26 de Novembro, às 23h30, o Sabotage Cl...
  • Vale a pena prestar atenção ao que anda a fazer a ...
  • Do cartaz do London Jazz Festival deste ano, que t...
  • Pharoah Sanders, Elevation

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger