Herb Robertson NY Downtown Allstars - Elaboration
Quando, em Junho passado, na primeira parte do Jazz ao Centro, em Coimbra, perguntei a Lou Grassi o porquê da opção por Herb Roberston para preencher o lugar de trompetista no seu quarteto Avanti Galoppi, recebi por resposta «simplesmente, porque ele é o melhor», fiquei a pensar que de alguma maneira isso era óbvio e estava implícito na própria música, não apenas daquele quarteto em particular, mas de muitos outros contextos musicais em que o trompetista intervém. Efectivamente, no jazz actual poucos são os trompetistas (haverá algum?!) com a versatilidade de Herb Roberson, com o mesmo à vontade e qualidade de resposta tanto em contextos mais straight, como em ambientes de pura abstracção. É neste sentido que interpreto as palavras de Grassi, o mesmo que encontro na audição de Elaboration.
Muitos são os pontos de interesse deste disco, verdadeiro motivo de celebração, como assinala Robert Iannapollo nas notas que o acompanham. Desde logo, pela capacidade de atrair a presença de quatro dos maiores improvisadores da Downtown novaiorquina actual. Dizer que este é um quinteto de luxo, mais que lugar comum, é redundante. E nem vale a pena elaborar sobre os curricula dos intervenientes, cuja obra é certamente conhecida de quem tem um interesse minimamente sério neste tipo de música.
Mais interesse terá dizer que Elaboration, peça única de 48’26’’, é uma moldura escrita por Robertson, estrutura que o quinteto preenche livremente, interagindo ao sabor do momento. Organizada sob a forma de suite, a peça inicia-se com uma chamada colectiva à junção de esforços para levar o navio a bom porto. Tim Berne dá o tom e elabora alguns esquiços antes de surgirem as primeiras efervescências do piano e as chispas metálicas da trompete. Distribuídos os papéis, a música clama com ardor, injectada pelas ondas de Berne, que a um quarto do caminho já dançam com as pinceladas luminosas de Herb Robertson, entrelaçadas com as cordas de Sylvie Courvoisier. Mark Dresser e Tom Rainey regulam a intensidade e as mudanças de tempo, hábeis gestores do equilíbrio entre abrandamentos reflexivos e vigorosos retornos ao calor da fogueira. Cruzam-se solos, duos e outras combinações instrumentais neste imenso poliedro de variação rítmica e complexa estruturação orquestral.
Elaboration é um grande acontecimento musical. Tocar, editar e ouvir este disco, são actos de inteligência que só dignificam quem os pratica. Que cada um faça a sua parte - a melhor forma de fazer justiça à excepcional arte destes magníficos improvisadores.
Herb Robertson NY Downtown Allstars - Elaboration (Clean Feed)