Em 1965, sob a égide cooperativa de músicos de Chicago, de entre os mais inovadores e arriscados membros da cena local, com epicentro no pianista e compositor Muhal Richard Abrams, fundava-se a Association for the Advancement of Creative Musicians. De então para cá, a AACM influenciou determinantemente as diferentes linguagens musicais, posicionando-se à frente na definição das novas linhas de orientação estética que definitivamente marcariam o jazz tal como o passámos a conhecer dali para a frente. Sob o lema Great Black Music, Ancient to The Future, por lá passaram Leroy Jenkins, Anthony Braxton, Henry Threadgill, Joseph Jarman, John Stubblefield, Fred Hopkins, Wadada Leo Smith, Thurman Barker, Frank Gordon, Amina Claudine Myers, Reggie Nicholson, Roscoe Mitchell e George Lewis. E também Fred Anderson, Harrison Bankhead, Lester Bowie, Jodie Christian, Pete Cosey, Ernest Dawkins, Kahil El' Zabar, Douglas Ewart, Malachi Favors Maghostut, Chico Freeman, Steve McCall, Famoudou Don Moye, Matana Roberts, Nicole Mitchell e muitos mais.
Quatro décadas depois da fundação, a AACM continua a organizar actividades, sobretudo workshops e concertos, expandindo os horizontes do jazz para um conceito abrangente, que abarca várias formas da música contemporânea, de base acústica e electrónica. Entretanto, prosseguem as comemorações dos 40 anos da AACM, com um aliciante programa de concertos. É nesse âmbito que, além da impressionante série de Chicago, no dia 8 de Outubro, em Nova Iorque, tocam o Reggie Nicholson Ensemble e o Roscoe Mitchell Ensemble, e a 11 de Novembro, Muhal Richard Abrams realiza um programa duplo de piano solo e orquestra. E o mais que se verá.