Image hosted by Photobucket.com
18.9.05
 

Como já foi amplamente noticiado, no passado dia 4 de Junho, o multi-instrumentista / compositor / escritor / professor / “Genius” da MacArthur Fellowship, ANTHONY BRAXTON completou 60 anos de idade e 38 de carreira. Foi em 1967 que A. Braxton se estreou em disco, com uma participação em Levels And Degrees of Light, de Muhal Richard Abrams, pontapé de saída para uma carreira discográfica de qualidade e quantidade impressionantes, a rondar os 250 títulos.
Esta será uma excelente oportunidade para conhecer ou aprofundar a conhecimentos sobre a música de um dos maiores criadores deste e do século passado. A propósito, quem sabe se é agora que os álbuns da fase Arista regressam ao convívio dos admiradores do compositor, discos cujas cópias circulam por aí clandestinamente e em abundância entre os traders, facto que Braxton não ignora e inclusivamente incentiva.

Entretanto, prosseguem as actividades do festival ANTHONY BRAXTON AT 60: A CELEBRATION, que cobre os meses de Setembro, Novembro e Dezembro, dividido em três partes. Sexta-feira passada, dia 16, no WESLEYAN UNIVERSITY’S CENTER FOR THE ARTS AND MUSIC DEPARTMENT, ouviu-se a Composition 103 for 7 Trumpets, em estreia mundial, peça interpretada pelo Braxton Trumpet Ensemble: Taylor Ho Bynum, Tim Byrnes, Peter Evans, Sam Hoyt, John McDonough, Kelly Pratt, Nate Wooley, seguido de Diamond Curtain, pelo Wall Trio: Anthony Braxton (sopros e electrónica), Tom Crean (guitarra) e Taylor Ho Bynum (trompete e fliscórnio).

Um “hardcore fan” de Anthony Braxton, que assina mstfreejazz, mandou-me as suas impressões do concerto que abriu as comemorações:

I attended the Braxton at 60 concert last night. This was my first time seeing AB live after many years of being a hardcore fan. He didn't let me down.

Composition 103 for 7 Trumpets received its world premier. The piece reminded me somewhat of Comp 96 with its overlapping layers of sound. It also had a taped intro of Spainsh music that Talor Ho Bynum soloed over at the start. The combinations of sounds and textures generated by 7 trumpets (each with 4 or 5 trumpet mutes) was astounding and nothing like I have ever heard. The composition is one of the Ritual pieces and all musicians were dressed in Spanish/Latin costumes with AB conducting. All of the trumpet players made impressive contributions to the piece. What a variety of sounds!

After the intermission the US premier of the Diamond Curtain/Wall Trio took place. Interesting to note, AB only played his large saxophones and electronics. (Contra-bass, baritone and one in-between). Tom Crean has an entirely unique way of playing guitar and stringed instruments. I haven't listened to much Derek Bailey, but I imagine that Crean is influenced by Bailey with his non-traditional fingering. Several passages almost had some hard rock fingering which was amusing to see AB in this context. Taylor Ho Bynum played multiple brass (tr, flg, tb) and he is an up and coming major player. I have never seen anyone get the variety of sounds from a trumpet. As far as the music, I don't know how to describe it. It is unlike anything Braxton has ever done. Electronics are used but are supportive to the music and not front and center. As far as I could gather, the electronics are used in the backgound and also to signal transitions in the compositions. The sounds and textures created by Crean lay a foundation that AB and Bynum improvise over. My overall impression of the Diamond Curtain/Wall musics was favorable although the composition was a little flat at the end of the piece. I expect that these musics will evolve quickly like the GTM series has.

Tonight is the Ghost Trance Twelvtte with Electronic Components. I can't wait!

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • > Novidades editoriais na Bruce's Fingers:- ZFP QU...
  • WISHFUL THINKING 5tetAlípio Carvalho Neto, sax ten...
  • Depois de há 10 anos atrás ter gravado The Crux (L...
  • RECO-RECO ou TRATACTUS PORCOMUSICOLOGICUSA musicol...
  • Começa a jornada com a audição do de disco Thollem...
  • Não sei já quem me disse há dias que este novo dis...
  • Prosseguem alegremente as comemorações do aniversá...
  • Este mês (daqui a dias), em Nova Iorque, nas insta...
  • Rodrigo Amado saxofonista luso das especialidades ...
  • A ler: entrevista de David Marchese a Sonny Rollin...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger