Image hosted by Photobucket.com
16.9.05
 
Não sei já quem me disse há dias que este novo disco do saxofonista canadiano, Michael Blake, Right Before Your Very Ears, não era grande coisa. Alertado pelo aviso, ouvi-o um pouco de pé atrás, como à espera de poder confirmar aquela acepção. Nada de mais enganador. Michael Blake, Ben Allison e Jeff Ballard empreendem um percurso muito interessante pelos caminhos do trio de saxofone, contrabaixo e bateria, terreno já muito pisado mas em que ainda é possível chamar a atenção pela positiva, desde que para tal se possua engenho e arte; e uma boa dose de frescura e originalidade. É esse manifestamente o caso de Michael Blake e companhia, músicos com jeito tanto para a arquitectura sonora, como para a esforçada construção do edifício.
O trio beneficia do facto de estar muito rodado, o que empresta consistência e fluidez ao desempenho. Por outro lado, Blake, Allison e Ballard, jogam sempre ao ataque, sem tentarem imitar ninguém ou encostarem-se às tábuas da catalogação fácil, mesmo quando entram por territórios demarcados por Monk (San Francisco Holiday), compositor por quem Michael Blake parece ter especial admiração, ou se embrenham no trabalho sobre standards (Careless Love recebe um tratamento condigno). A contribuir para a felicidade do produto final está uma gravação sem arredondamentos de estúdio, que preserva o timbre natural dos instrumentos. Com Right Before Your Very Ears Michael Blake deu o seu tempo por bem empregue e conseguiu um bom disco de jazz moderno.
Michael Blake Trio - Right Before Your Very Ears (Clean Feed, 2005)

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • Prosseguem alegremente as comemorações do aniversá...
  • Este mês (daqui a dias), em Nova Iorque, nas insta...
  • Rodrigo Amado saxofonista luso das especialidades ...
  • A ler: entrevista de David Marchese a Sonny Rollin...
  • Amigos em Los Angeles (ou em trânsito para a Disn...
  • Duas coisas já não me aconteciam há algum tempo: v...
  • Pergunta: - Que fazem Eric Barber - Rob Blakeslee ...
  • Já e conhecido o programa oficial do TOTAL MUSIC M...
  • Recriação de Abdul Moimême, a partir de uma ideia ...
  • A página do trompetista Herb Robertson tem a cara...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger