Faltam 3 dias para o JAZZ EM AGOSTO 2005
Centro de Arte Moderna José Azeredo Perdigão
Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
«Os concertos do JAZZ EM AGOSTO 2005 em Lisboa são distribuídos por duas semanas, indicando duas claras tendências: na primeira, de 5 a 7 de Agosto, em sete concertos exibe-se o jazz acústico e orgânico dedicado as expressões free; seguidamente, de 10 a 13, em dez concertos, o relevo é dado a expressões fragmentadas e contaminadas do jazz, onde domina a electrónica e referências a correntes paralelas, como o rock ou a música clássica ocidental.
O JAZZ EM AGOSTO 2005 do CAMJAP/ Fundação Calouste Gulbenkian regista o regresso de vários músicos que já se apresentaram em edições anteriores, enquadrados porém em novos grupos: Herb Robertson, Sylvie Courvoisier, Gebhard Ullmann, Evan Parker, Paul Rutherford, Paul Lytton, Paal Nilsen-Love, Ingebrigt Aker-Flaten, Bruno Chevillon, Hans Koch. Concretiza-se, mais uma vez, a característica do Jazz em Agosto na apresentação de projectos inéditos em Portugal.
Nesta sua 22ª edição, o JAZZ EM AGOSTO 2005 - que continua a ser uma máquina de desejo – oferece uma das ofertas mais alargadas de sempre (um total de 17 concertos), apenas excedida em 2000 quando apresentou 20 propostas, tornadas possíveis pela extrapolação de músicos que pertenciam a vários grupos. Em 2005 este método é menos utilizado, proporcionando uma maior diversidade, assim como se alargam os focos de proveniência geográfica dos músicos em cartaz: Alemanha, Suíça, Estados Unidos da América, Noruega, França, Portugal, Dinamarca, Japão e Portugal.
Um facto novo emerge no domínio da estratégia de divulgação em 2005: a criação de uma radio on line, em parceria com o Instituto Superior Técnico, e que está disponível entre 15 de Julho e 15 de Agosto em http://jazzemagosto.radio.ist.utl.pt, bem como no site www.camjap.gulbenkian.org . Trata-se de um programa com a duração de quatro horas, publicado em loop no sistema streaming - iniciando-se às zero horas e ocorrendo seis vezes por dia - onde se pode ouvir a música de cada um dos grupos anunciados no JAZZ EM AGOSTO 2005 numa proporção de 10/12 minutos por grupo. Este programa especial é elaborado e apresentado por Rui Neves, editado em MP3 por Tiago Jónatas e foi tornado possível pela parceria instituída com a Rádio Interna do Instituto Superior Técnico.
O JAZZ EM AGOSTO 2005 continua a manifestar o envolvimento na documentação discográfica dos músicos que apresenta. Na ocasião, a editora portuguesa Clean Feed lançará o 1º CD do duo Jean Marc Foltz/Bruno Chevillon, «Cette Opacité», um CD do contrabaixista Mark Dresser em solo absoluto de contrabaixo, «Unveil», e ainda um CD do baterista Paal Nilsen-Love sob o nome de Townhouse Orchestra, «House», gravado em concerto em Konsberg e incluindo Evan Parker, Sten Sandell, I. Aker-Flaten. Neste âmbito, serão levados a cabo dois showcases de 30 minutos na Trem Azul Jazz Store, Rua do Alecrim, 21A em Lisboa. Na segunda-feira, 8 Agosto, 18:30, o baterista Paal Nilssen-Love em solo de bateria e na Quarta, 10, 18:30, o contrabaixista Mark Dresser também a solo. A Trem Azul Jazz Store é responsável pela oferta de CD’s dos artistas do JAZZ EM AGOSTO 2005 in situ, bem como proporciona no átrio do CAMJAP da Fundação Calouste Gulbenkian o livre acesso a dois postos de escuta, renováveis no seu conteúdo, com dois CD’s cada um, onde se pode consultar parte da música anunciada.
Em colaboração com o Jazz em Agosto, o Danish Jazz Federation e a Embaixada da Dinamarca, o Hot Clube de Portugal recebe um dos grupos do festival, os Sound of Choice (Hasse Poulsen, guitarra; Lars Juul, bateria; Frederik Lundin, saxofone) nas noites de 11, 12 e 13 de Agosto, pelas 23h00 e 00h30».