Image hosted by Photobucket.com
1.8.05
 


The Holy la. A nota musical sagrada, aquela pela qual, segundo Steve Lacy (1934 - 2004), a maioria dos músicos afina os seus instrumentos. Três mestres em campo, mais a voz da mulher de Lacy, a cantora e violoncelista Irene Aebi, em dois temas: Inside My Head e Retreat, este último dedicado à memória de Bob Marley.
Trinta anos de trio fizeram com que Steve Lacy, saxofone soprano, Jean-Jacques Avenel, contrabaixo, e John Betsch, bateria, tocando embora peças harmonicamente complexas, se permitissem tomar as mais amplas liberdades ao nível da improvisação, sem perder um grama da coesão e unidade que sempre marcaram o trabalho das variadas formações de Steve Lacy.
A abrir a sessão, o familiar e clássico Shuffle Boil, de Thelonious Monk. Segue-se a revisita de um conjunto de composições do songbook de Lacy, parte do acervo que o trio interpretou durante décadas em variados contextos: The Holy la, tema-título inspirado no compositor e maestro norte-americano Leonard Bernstein, e depois Blue Jay, Flakes, The Wane, Clichés (num arranjo muito interessante, com Jean-Jacques Avenel a tocar kalimba) e The Door, temas reinventados graças ao trabalho meticuloso que consiste na constante afinação de pormenores. O fluxo incessante que caracteriza tanto o discurso estético como o processo de composição de Steve Lacy, à base de pequenas células melódicas e rítmicas, de que The Holy la é um excelente exemplo. Em tão vasta e diversificada discografia, como é a do sopranista, este disco pode constituir uma boa porta de entrada para o conhecimento do legado de Steve Lacy, um dos maiores nomes do jazz de todos os tempos.
Gravação irrepreensível realizada no Gimmick Studio, Yerres, França, em Janeiro de 1998. Edição da francesa Free Lance Records.

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • Em Agosto, freebop ...
  • Sobre a relva
  • Albert Mangelsdorff
  • Eremitas
  • Em pó?!
  • Pá, isto é muuuiiiiiito bom!
  • Atomic, The Bikini Tapes
  • ZU
  • O que se trata aqui é de explorar interactivamente...
  • JAZZ ALÉM TEJO1º Festival de Jazz do Litoral Alent...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger