The Holy la. A nota musical sagrada, aquela pela qual, segundo Steve Lacy (1934 - 2004), a maioria dos músicos afina os seus instrumentos. Três mestres em campo, mais a voz da mulher de Lacy, a cantora e violoncelista Irene Aebi, em dois temas: Inside My Head e Retreat, este último dedicado à memória de Bob Marley.Trinta anos de trio fizeram com que Steve Lacy, saxofone soprano, Jean-Jacques Avenel, contrabaixo, e John Betsch, bateria, tocando embora peças harmonicamente complexas, se permitissem tomar as mais amplas liberdades ao nível da improvisação, sem perder um grama da coesão e unidade que sempre marcaram o trabalho das variadas formações de Steve Lacy.
A abrir a sessão, o familiar e clássico Shuffle Boil, de Thelonious Monk. Segue-se a revisita de um conjunto de composições do songbook de Lacy, parte do acervo que o trio interpretou durante décadas em variados contextos: The Holy la, tema-título inspirado no compositor e maestro norte-americano Leonard Bernstein, e depois Blue Jay, Flakes, The Wane, Clichés (num arranjo muito interessante, com Jean-Jacques Avenel a tocar kalimba) e The Door, temas reinventados graças ao trabalho meticuloso que consiste na constante afinação de pormenores. O fluxo incessante que caracteriza tanto o discurso estético como o processo de composição de Steve Lacy, à base de pequenas células melódicas e rítmicas, de que The Holy la é um excelente exemplo. Em tão vasta e diversificada discografia, como é a do sopranista, este disco pode constituir uma boa porta de entrada para o conhecimento do legado de Steve Lacy, um dos maiores nomes do jazz de todos os tempos.
Gravação irrepreensível realizada no Gimmick Studio, Yerres, França, em Janeiro de 1998. Edição da francesa Free Lance Records.