Thollem McDonas, Solo Piano
«Ler nas entrelinhas e tocar fora delas» - a divisa do pianista Thollem McDonas. Neste seu mais recente trabalho para a Pax Recordings, é aquele lema que dá o mote e a chave interpretativa para uma extasiante excursão de 47 minutos pelas ideias que resumem o pensamento musical do mestre pianista da Bay Area de S. Francisco.
Esta primeira incursão a solo de Thollem McDonas surge na sequência da sua participação em vários grupos, ambientes e contextos, entre os quais o excepcional duo com o baterista Rick Rivera, parceria que deu origem a dois excelentes discos, I'll Meet You Halfway Out In The Middle Of It All e Everything's Going Everywhere, de recente edição. Nesta medida, a arte de Thollem abarca vários géneros e estilos sem se ater a nenhum em particular. Fortemente influenciado pela tradição do piano clássico dos últimos 50 anos, o pianista trabalha meticulosamente nas profundezas do património comum à composição e à improvisação, que faz emergir e elevar a alturas pouco comuns de se ouvir. Não que o compositor/improvisador pretenda exibir um qualquer estulto tecnicismo maneirista ou o malabarismo de fazer o pleno da variedade estilística.
O resultado a que se chega é a consequência natural de Thollem ser intrinsecamente um pianista ecléctico no gosto e no modo de dizer, no que é facilitado por possuir uma técnica inventiva altamente elaborada, ferramenta que lhe permite conferir à música uma extraordinária flexibilidade e variabilidade dinâmica. Ler nas entrelinhas e tocar fora delas... .
O disco, gravado entre as 11h00 e as 19h30 de 18 de Março de 2005 (sic), inclui 13 peças originais de aparência ora dura e vibrante, ora frágil e delicada nos seus contornos. Piano Solo é uma viagem musical em que se desfiam as experiências vividas pelo artista ao longo dos últimos 15 anos de actividade e que são simultaneamente um balanço e o delinear de coordenadas para o futuro. Tal como nos anteriores álbuns com Rick Rivera, os temas de Solo Piano privilegiam uma comunicação directa e imediata com o ouvinte, convidando-o a um relacionamento seguramente perdurável no tempo.