Image hosted by Photobucket.com
20.6.05
 
Image hosted by Photobucket.com Image hosted by Photobucket.com

Intuition. Lennie Tristano cunhou esta preciosidade para a Capitol já lá vão 56 anos. Ficou para história como o pontapé de saída para a criação do som cool no jazz. Com Tristano, em sexteto, actua parte da sua escola: Lee Konitz, Billy Bauer, Warne Marsh. E também o contrabaixista Arnold Fishkin, que alterna com os bateristas Harold Granowsky e Denzil Best.
Graças à reedição espanhola, voltamos a poder ouvir Intuition, Digression, Crosscurrent, Marionette e outras peças do acervo Tristano e da sua leitura muito particular do bop, com as características complexidade rítmica e muito trabalho harmónico. Intuition e Digression, os temas que fecham o disco são dois bons exemplos do pioneirismo de Lennie Tristano ao nível da improvisação liberta dos acordes, corolário das suas experiências anteriores com Konitz e Marsh. É quase incrível que Tristano e companhia fizessem algo assim em 1949.
A primeira parte do disco é preenchida com o álbum de Warne Marsh, Jazz Of Two Cities, de 1956, uma raridade até há pouco só acessível a coleccionadores obstinados. À frente do combo pelejam os tenores Warne Marsh e Ted Brown, secundados pelo pianista Ronnie Ball, uma velha glória daqueles tempos em que, na Costa Oeste dos EUA, se trilhava a modernidade do jazz. Cool, mas não gelado.
A recente edição espanhola de Intuition (Capitol/Time Life) tem a mesma capa que a original, embora tingida de azul.

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • A Newsletter de Junho.
  • Algumas das peças de Japanstoryboardformulaoneraci...
  • Directamente do VISION FESTIVAL - Lifetime Recogni...
  • Quem tenha um interesse sério no free jazz, histor...
  • Originalmente editada pela ora extinta Auvidis Mon...
  • Logo à noite, 22h00, na Casa da Música, Porto: Sun...
  • Cada gravação de Whit Dickey tem dado a conhecer a...
  • THE COMPLETE BLUE NOTE SAM RIVERS SESSIONSEntre 19...
  • Steffen Andersen, contrabaixo; Hugh Steinmetz, tro...
  • » SLY & ROBBIE - confirmados no MUSA! A mítica dup...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger