Em Setembro de 1972, com um novo grupo formado por Dave Liebman, Steve Grossman e Gene Perla, Elvin Jones (1927-2004) tocou durante uma temporada no Lighthouse Club, em Hermosa Beach, Los Angeles. Na noite do seu 45.º aniversário, 9 de Setembro, o grupo deu um concerto que veio a ser editado pela Blue Note, sob o título Live at the Lighthouse. A música é obviamente inspirada em John Coltrane, desaparecido apenas 5 anos antes, embora menos assanhada que a da última fase do mentor, e beneficia imenso da incrível agilidade, força, articulação, capacidade técnica e musicalidade dos jovens Dave Liebman (saxes soprano e tenor, canal esquerdo) e Steve Grossman (sax tenor, canal direito), então com 26 e 21 anos, respectivamente.
Sem piano para traçar as coordenadas, os rapazes agarram-se à bóia em que se transforma o contrabaixo de Gene Perla, impelidos para a frente pela extraordinária propulsão de Elvin Jones, que executa longos solos de bateria, sem jamais se tornar aborrecido, graças à riqueza rítmica, melódica e harmónica do seu drumming inovador.
«What made Elvin so special was the true essence of his playing is his generosity and openness of spirit», disse Dave Liebman.
Live at the Lighthouse é uma excitante maratona musical que a Blue Note publicou originalmente em 1972 sob a forma de duplo Lp, reeditado em 1990 em CD simples. Um disco essencial, cuja reedição remasterizada por Rudy Van Gelder muito se apreciaria.
Elvin Jones - Live at the Lighthouse (Blue Note, 1972. Reedição em 1990)