Image hosted by Photobucket.com
27.5.05
 
Image hosted by Photobucket.com

Em Setembro de 1972, com um novo grupo formado por Dave Liebman, Steve Grossman e Gene Perla, Elvin Jones (1927-2004) tocou durante uma temporada no Lighthouse Club, em Hermosa Beach, Los Angeles. Na noite do seu 45.º aniversário, 9 de Setembro, o grupo deu um concerto que veio a ser editado pela Blue Note, sob o título Live at the Lighthouse.
A música é obviamente inspirada em John Coltrane, desaparecido apenas 5 anos antes, embora menos assanhada que a da última fase do mentor, e beneficia imenso da incrível agilidade, força, articulação, capacidade técnica e musicalidade dos jovens Dave Liebman (saxes soprano e tenor, canal esquerdo) e Steve Grossman (sax tenor, canal direito), então com 26 e 21 anos, respectivamente.
Sem piano para traçar as coordenadas, os rapazes agarram-se à bóia em que se transforma o contrabaixo de Gene Perla, impelidos para a frente pela extraordinária propulsão de Elvin Jones, que executa longos solos de bateria, sem jamais se tornar aborrecido, graças à riqueza rítmica, melódica e harmónica do seu drumming inovador.
«What made Elvin so special was the true essence of his playing is his generosity and openness of spirit», disse Dave Liebman.
Live at the Lighthouse é uma excitante maratona musical que a Blue Note publicou originalmente em 1972 sob a forma de duplo Lp, reeditado em 1990 em CD simples. Um disco essencial, cuja reedição remasterizada por Rudy Van Gelder muito se apreciaria.
Elvin Jones - Live at the Lighthouse (Blue Note, 1972. Reedição em 1990)



 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • Dia 4 de Junho, sexta-feira, no Jazz ao Centro - E...
  • Deve ter sido bom, mas acabou-se.Para o ano há mai...
  • Dia 3 de Junho, sexta-feira, no Jazz ao Centro - E...
  • Pelos fios chegam as ondas do programa que Taran S...
  • Pelos fios chega uma história da NPR com Henry Gri...
  • Pelos fios chega a entrevista de Steve Lehman à Al...
  • Outro trio sueco a ter em conta: Christian Jormin ...
  • «Jazz ao Centro, Encontros Internacionais de Jazz ...
  • «GUSH: from things to sounds - from sounds to thin...
  • Este fim-de-semana deu para revisitar e conhecer a...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger