Anthony Braxton a tocar temas de bop (Well, You Needn’t, Body and Soul, Four e Bye Bye Blackbird), com Misha Mengelberg, Mark Dresser e Han Bennink?! Sim, no October Meeting 1991 - nove dias de festival no Bimhuis de Amsterdam, em que participaram mais de 60 músicos improvisadores de várias partes do mundo. Sob a direcção artística de Huub van Riel, o festival holandês teve três edições, em 1987, 1991 e 1994. Só há pouco tempo tive acesso a esta gravação da maratona de 1991, a única que conheço em que figuram Braxton e Mengelberg a tocar este tipo de programa, além do quarteto agrupado por Braxton para a gravação de Charlie Parker Project, de 1993, disco que veio a ter edição na suiça hat ART.
Mas há outros motivos de interesse em 3 Quartets: o pianista Cor Fuhler, ex-aluno de Misha Mengelberg, no segundo quarteto, com Tristan Honsinger, violoncelista americano (Burlington, Vermont) radicado na Holanda; Maarten Altena, compositor e contrabaixistacom projectos próprios, e o baterista Wim Janssen, improvisam livremente durante 12 minutos.
A fechar a conta, o saxofonista britânico Evan Parker, com Steve Beresford (piano, electrónica, trompete), Arjen Gorter (contrabaixo) e o repetente Han Bennink, integram o quarteto meio-britânico, meio-holandês desta sessão, que interpreta The Bear, versão perversa de um conto infantil em que o narrador é o próprio Evan Parker (!). Depois de uma introdução faiscante de tenor com acompanhamento de piano, baixo e bateria a dar no duro, Parker chega-se ao microfone e, sobre animado fundo musical de tons infanto-juvenis, conta a história de um ursinho de peluche que foi à guerra e veio de lá com stress pós-traumático. Perturbado como ficou, o ursinho decidiu mudar de vida e enveredar por uma carreira de bailarino de tango... A song about a bear very very English, in perhaps the worst of all senses that that horrible word can have… - conta Evan Parker na introdução da história do ursinho. Não é certamente o que se estaria à espera do circunspecto Evan Parker, mas é um gozo bestial. No fim, temos três quartetos e três diferentes propostas num disco delirante.
October Meeting 1991 - 3 Quartets (Bimhuis, 1996)