Image hosted by Photobucket.com
28.12.04
 


Era o preferido de Dizzy Gillespie. Charles Tolliver nasceu em Jacksonville, Florida, em 1942. 100% auto-didacta, Tolliver esteve particularmente activo durante as décadas de 60 e 70. Depois de uma passagem pela Howard University, mudou-se para Nova Iorque em 1964, onde trabalhou intensamente com Archie Shepp, Joe Henderson, Jackie McLean e Max Roach. Um dos maiores da trompete de todos os tempos, tributário de Clifford Brown, Lee Morgan e Freddie Hubbard, pelas componentes velocidade de execução e lirismo, Tolliver possui um domínio impressionante sobre o instrumento em qualquer toada ou andamento, tanto na execução de composições, como na livre-improvisação. O seu som é de metal brilhante, articulado e extremamente incisivo, no limite da explosão, sem jamais perder o controlo. Com o pianista Stanley Cowell fundou a Strata East Records em 1971, através da qual publicou uma série de discos no seu melhor estilo de free hard-bop, com a Music Inc., um combo de composição variável e expansível a big band (Music Inc. & Big Band, o primeiro disco da Strata-East Records), que recebeu influências das diversas vanguardas daquele tempo, da free music, do bebop, de Coltrane e de Miles. Depois da intensa actividade editorial nos 70, com várias edições na Strata-East, Charles Tolliver, embora permanecendo activo nos clubes e concertos, só voltou aos discos no final dos anos 80, com Live in Berlin at the Quasimodo, em dois volumes. De entre a discografia de Charles Tolliver, destacaria dois discos: Grand Max (Black Lion) e Live in Tokyo (Strata-East, reeditado pela Charly).



 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • Um disco leva a outro e cá venho parar: Charles ...
  • Hoje é dia de aniversário de John Scofield, nasci...
  • Foi notícia a 22 de Dezembro: Son Seals, Lenda d...
  • "I replaced Jack DeJohnette on the drums with Al...
  • Brooklyn Bridge, Manhattan, ontem à noite (foto: ...
  • À boleia do excitante blog de MrCool, Deep & Loun...
  • Foram discos como este que modernizaram o jazz d...
  • Boas Festas!
  • Territory Band 3 - Vandermark / Baker / Bishop / ...
  • Como é que um país que não ouve STEAM pode pensar...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger