Image hosted by Photobucket.com
10.10.04
  Prove um Mars...


Mars Williams, saxofonista de Chicago, é um dos meus artistas preferidos.
Fui encontrá-lo há uns anos a tocar com Hal Russell, no NRG Ensemble. Foi no princípio dos 90, quando me acerquei do NRG e me deixei conquistar pela magnitude e pelo poder arrebatador da música de Hal Russel. Mas havia outro soprador ao lado de Russell que teimava em se afirmar e não se deixar ficar para trás: Mars Williams, ele próprio.
Quem o conhece não me desmente: Mars dá-lhe com gana, com quanta tem. Não procura arredondar arestas nem adocicar a música com produções “atmosféricas” para agradar ao avô e ao neto – o mais que para aí se ouve.
É assim Mars Williams: não o convidem para alindar a paisagem ou encher chouriços com material supérfluo. Diz o que tem a dizer, alto e bom som, estrilha, grita, distorce, mas só quando sente necessidade de acentuar o que tem para dizer. Sublinhados à sua maneira, no fundo. Com ele “é tudo em cru”, da mesma maneira que se faz um bom cozido à portuguesa.
Os melhores dos seus pares convocam-no. No passado recente, Hal Russell; no presente, Ken Vandermark e Peter Brötzmann, quando precisam de tempero forte e muita cor para as suas criações. Os três convivem em grande festa improv no Peter Brötzmann Chicago Tentet.
Mas Mars Williams tem os seus próprios projectos, entre os quais destacaria o XMARSX (o “Mars” entre dois X é o outro X que falta para a classificação porno. Não vai tão longe, convenhamos, mas fica a ideia de transgressão…).
Em XMARSX, Mars dá largas à sua ampla veia rock-noise-improv-funk-jazz-punk, à falta de melhor categorização. Carradas de energia oriunda de múltiplas fontes. Gosto disto, como se supõe gostar quem igualmente se interesse por funk ou rock em geral. Não é jazz, não é funk, não é rock, não é… dirão os puros. Mas é tudo isso - o todo maior que a soma das partes.
Com Mars, debatem-se galhardamente o guitarrista Greg Suran (Goo Goo Dolls, Blue Man Group, Slam), o baterista Dave Suycott (Machines Of Loving Grace, Stabbing Westward, Slam), o contrabaixista Kent Kessler (Vandermark 5, NRG Ensemble, Peter Brötzmann Tentet) e o violoncelista Fred Longberg-Holm (Terminal 4, Witches & Devils, NRG, Peter Brötzmann Tentet). Mais que isto é ouvir o que Mars e Companhia têm para contar.

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • O disco da barba
  • Toca, Thomas!!
  • Luther Thomas
  • «Lost Blues Tapes/More American Folk Blues Festiva...
  • «Lost Blues Tapes/More American Folk Blues Festiva...
  • A Great Day in Harlem
  • «Tribute to Paradise»
  • Satchmo
  • Oh yeah ... these are the -- Dirty Laundry Blues
  • Uri Caine Trio, «Live At The Village Vanguard»

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger