Kenny Wheeler, 75 anos em 2005 Kenny Wheeler nasceu em Toronto, no Canadá, a 14 de Janeiro de 1930. No início dos anos 50 estudou música no Royal Conservatory daquela cidade. Em 1952 mudou-se para Londres. Chegado à capital britânica, Wheeler começou por tocar em orquestras de dança, seguindo-se uma maior aproximação ao jazz, através da orquestra de John Dankworth e com ela, uma apresentação no Festival de Newport de 1959.
Em meados da década de 60, Wheeler mergulhou na cena free jazz/improv de Londres, participando no Spontaneous Music Ensemble (SME) de John Stevens (1966-70), nos grupos do baterista Tony Oxley, com Derek Bailey e Evan Parker (1969-72), e com a Globe Unity Orchestra, do pianista alemão Alexander von Schlippenbach, na partir de inícios de 70. Na mesma altura dava-se o encontro com Anthony Braxton, figura que veio a ser uma das mais marcantes influências na arte de Wheeler. A partir de meados da década de 70 iniciou a gravação de uma série de discos importantes para a editora alemã ECM, que ajudaram a vincar a sua marca na música improvisada contemporânea. No dia 14 de Janeiro de 2005 Kenny Wheeler completará 75 anos. Assinalando a data, a Kenny Wheeler Big Band, uma orquestra de 18 elementos que incorpora as várias tendências do jazz e improvisação da actualidade, e inclui nomes como Dave Holland, Evan Parker e Lee Konitz (os três na mesma formação!!!), dará uma série de concertos no Reino Unido, a começar por Londres, Queen Elisabeth Hall, no próprio dia do aniversário. Seguem-se Manchester, a 15, Brum, 16, Southampton, 18, Basingstoke, 19 e Bristol, a 20 de Janeiro. Sem prejuízo de uma saltada às Ilhas em Janeiro do próximo ano, pode ser que se siga uma tourné europeia... Passaram 5 décadas de intensa actividade criativa daquele que é considerado um dos mais influentes trompetistas e compositores do Séc. XX. Evan Parker, numa conferência em Lisboa, em 2002, perguntado sobre quem era para ele o músico mais importante do passado e da actualidade, respondeu sem hesitar: Kenny Wheeler. E Lee Konitz disse há pouco tempo que George Gershwin está para a música americana assim como Wheeler está para a música britânica. Eles sabem do que falam.