The Abstract Truth (European Echoes 003) segue-se a Teatro (European Echoes 001), título do primeiro disco deste mesmo trio formado por Rodrigo Amado, Kent Kessler e Paal Nilssen-Love. Volvidos mais de dois anos sobre a gravação inaugural, ei-los de novo, agora em estúdio, numa aberta proporcionada em 2008 pela participação do trio no Festival Música Portuguesa, Hoje, do Centro Cultural de Belém (CCB). Amado, Kessler e Nilssen-Love apostam numa estratégia comum a ambas a sessões: a improvisação livre, servida por uma linguagem essencialmente tributária do free jazz, que se foi maturando e se exterioriza com sentido de forma e recorte melódico. Sabe-se de antemão que este tipo de contexto free totalmente aberto, em que predomina o pulso forte, tenso e rápido, exige capacidade de decidir no próprio instante e requer uma resposta compatível em pulmão, velocidade de articulação e atitude de ir à luta com uma boa dose de bravura e sustentabilidade. Não é pêra doce entrar neste tipo de preparação talhada para a grande combustão, na qual as marcas a assinalar são o gosto pelo risco e o prazer da composição instantânea. Nos saxofones tenor e barítono, Rodrigo Amado revela-se o homem certo para o empreendimento e não é de mais exaltar a qualidade do som de saxofone tenor e barítono, a par da autenticidade, qualidades necessárias para meter a ombros uma tarefa tão arriscada quanto esta o é. Rodrigo pensa, articula e age com rapidez, à vontade no ombro a ombro com o tornado que é a secção rítmica do norte-americano Kessler (contrabaixo) e do norueguês Nilssen-Love (bateria), músicos de excepção. O trio forma uma unidade coesa e compacta, perfeitamente oleada, em que são evidentes o espírito de entrega e a capacidade de exprimir emoções nos graus mais diversos. O triângulo funciona tão bem quanto é eficaz na instigação recíproca e na entrada sem hesitações no calor do cogumelo. A música ganha em fluidez, elevação catártica e capacidade explosiva, mesmo nos momentos de maior contracção e intimidade, nos quais se estabelecem interessantes relações de ciclo e contra-ciclo com o tumulto dinâmico, às quais a qualidade sonora da gravação confere maior nitidez e profundidade. Como não há dois sem três, o terceiro disco do trio, sequela de The Abstract Truth, deve já estar pensado ou a caminho. O que se saúda por antecipação.