Image hosted by Photobucket.com
15.7.09
 

Photobucket

A veterania e a provecta idade de Fred Anderson faz do saxofonista de Chicago uma figura com presença efectiva nos grande movimentos da história do jazz, a começar no Swing, período em que dava os primeiros passos e abria os ouvidos para a música, início de uma longa viagem até ao tempo presente. Entretanto, teve tempo para passar pelo bop e participar no ressurgimento do free jazz, através da experiência libertária que foi a marca da AACM (Association for the Advancement of Creative Musicians), ao mesmo tempo que abria as portas do clube Velvet Lounge a quem nas últimas décadas ia passando por Chicago e queria tocar. De então para cá, Fred Anderson ganhou nova notoriedade, com inúmeras participações em festivais internacionais e em sucessivas edições discográficas. Pela Engine Records, num arranjo estabelecido com a ESP-Disk, chegou agora Staying in the Game, a mais recente (que se conheça) investida de Anderson em CD. A formação escolhida, o trio sem piano, talvez seja aquela em que o saxofonista pare sentir-se mais à vontade. Harrison Bankhead, contrabaixo, e Tim Daisy, bateria, dois músicos da Windy City, asseguram a fluidez ritmica em que se apoia o carismática construção discursiva do saxofone tenor, com o reconhecível som quente e directo, rico em crescendos e decrescendos de intensidade. A destilar inspiração contraneana, mas também de Pres e de Hawk, a par de outro grande nome do sax tenor de Chicago, Von Freeman, em Staying in the Game, Fred Anderson não se fica pela prova de vida (fez 80 anos em Março último) e, mais que afirmar a sua permanência em jogo, primeiro facto a assinalar com satisfação, transmite a sabedoria de grande mestre da arte de improvisar e reafirma a vitalidade de um som personalizado, ao mesmo tempo evocativo do melhor que a memória do jazz transporta até nós.

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

Setembro 2004
Outubro 2004
Novembro 2004
Dezembro 2004
Janeiro 2005
Fevereiro 2005
Março 2005
Abril 2005
Maio 2005
Junho 2005
Julho 2005
Agosto 2005
Setembro 2005
Outubro 2005
Novembro 2005
Dezembro 2005
Janeiro 2006
Fevereiro 2006
Março 2006
Abril 2006
Maio 2006
Junho 2006
Julho 2006
Agosto 2006
Setembro 2006
Outubro 2006
Novembro 2006
Dezembro 2006
Janeiro 2007
Fevereiro 2007
Março 2007
Abril 2007
Maio 2007
Junho 2007
Julho 2007
Agosto 2007
Setembro 2007
Outubro 2007
Novembro 2007
Dezembro 2007
Janeiro 2008
Fevereiro 2008
Março 2008
Abril 2008
Maio 2008
Junho 2008
Julho 2008
Agosto 2008
Setembro 2008
Outubro 2008
Novembro 2008
Dezembro 2008
Janeiro 2009
Fevereiro 2009
Março 2009
Abril 2009
Maio 2009
Junho 2009
Julho 2009
Agosto 2009
Setembro 2009
Outubro 2009
Novembro 2009
Dezembro 2009
Janeiro 2010
Fevereiro 2010
Junho 2011
Maio 2012
Setembro 2012

previous posts

  • Fotos do Pomigliano Jazz Festival (14ª edição, de...
  • John Fahey. Experimental ETC
  • LSWZ - Lost Soundtracks from 'The Wizard of Oz' ...
  • TRÊS OBRAS ARTÍSTICAS EM CONTEXTO ESPECÍFICO SEGUI...
  • Paris Transatlantic Magazine .... SUMMER 2009 Edit...
  • João Paulo . White Works
  • SALVE REGINA / LES PETITS MOTETS André Campra (166...
  • 'The (very beautiful) Music of the Magnetosphere a...
  • O britânico Simon Whetham tem estado em fervilhant...
  • Novo, na mais recente edição da Big O Magazine: Da...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger