Uma visita pelo mercado discográfico local proporcionou-me há dias o ensejo de um feliz encontro com duas reedições de obras muito importantes, essenciais mesmo, da música dos século XX. Na mesma tarde deparei-me 1) com a reedição de The Complete Village Vanguard Recordings, 1961, do trio de Bill Evans, de que só possuia a parte conhecida de toda a gente, em Lps e Cds simples, e 2) com a integral dos quartetos de cordas de Arnold Schönberg, Alban Berg e Anton Webern, na famosa leitura do LaSalle Quartet. As obras da Neue Wiener Schule, na versão gravada pelo LaSalle entre 1968 e 1970, originalmente editada em 1971 pela alemã Deutsche Grammophon, sob a designação Neue Wiener Schule: Schönberg, Berg, Webern - Streichquartette. Já lá vamos. De Bill Evans, com Lafaro e Motian, há muito que os ouvidos conhecedores se encontravam familiarizados com Sunday at the Village Vanguard e Waltz For Debby, LPs nos quais a Riverside deu a conhecer uma súmula alargada do que de mais importante se passou no Village Vanguard num belo dia de início de Verão de 1961. Bill Evans, Scott LaFaro e Paul Motian, um dos mais emblemáticos piano trios do jazz, mestres do diálogo contrapontista e improvisação sobre melodias suaves, têm no evento de 25 de Junho de 1961 alguns dos melhores momentos de sempre. A edição original, produzida por Orrin Keepnews e remasterizada para a reedição de 2005, compreende 3 discos e abarca tudo o que foi registado nas sessões da tarde e da noite daquele dia, hoje mítico para o jazz. Este novo encontro com o trio, além de um som bastante melhorado, ao nível do que de melhor a tecnologia dos dias de hoje permite no que ao tratamento de gravações analógicas diz respeito, compreende algumas particularidades interessantes. A começar pela actualidade das notas escritas, passando pela curiosidade da apresentação pelo próprio Keepnews dos músicos ao público que na sala assistiu aos concertos, a inclusão de versões inéditas de alguns temas, e o registo audio da troca de impressões entre alguns protagonistas, músicos e produtor. Orrin Keepnews conta algures que a ideia inicial dos homens da Riverside era editar um único disco, com um alinhamento a escolher de entre todo o material o que o trio tocasse na sua passagem pelo Village Vanguard. Foi assim que, a partir de um conjunto alargado de 13 temas, alguns com várias versões, e visto que o resultado deixou toda a gente satisfeita, saiu Sunday at the Village Vanguard, secundado por Waltz For Debby, dado o acolhimento dispensado pelo público e pela crítica. O restante material, de que agora surgiu uma retoma completa, só em 2005 acabou por ver a luz do dia.
A reposição da aventura do LaSalle Quartet na abordagem das composições para querteto de cordas de Schönberg, Webern e Berg, chegou recentemente pela mão da holandesa Brilliant Classics, obtido da DG o necessário licenciamento para reeditar a obra. Em boa hora o fez, porque a edição original, além de cara, não era fácil de encontrar no mercado. Os quatro discos tratam a totalidade dos 5 quartetos de cordas escritos por Schönberg em 1897, 1905, 1907-8, 1927 e 1936; dos contributos para o género de Webern: Five Movements for String Quartet Op 5, de 1909; Six Bagatelles for String Quartet Op 9, de 1911-13; e String Quartet Op 28, de 1937-8; e de Berg: Lyric Suite, de 1926; String Quartet Op 3, de 1909-10. Nas mãos do LaSalle este material algo “difícil” da Segunda Escola de Viena adquire uma transparência e uma leveza raras de se ouvir. Por outro lado, o desempenho do quarteto é servido por um som de muito boa qualidade, excelente para parâmeros de há 40 anos, o que em muito dignifica tanto os artistas como as obras, episódios fundamentais da música de câmara do Séc. XX. Agora ao alcance do melómano de bolsa pequena, pois o preço da caixa ronda os 17 Euros. Idêntico ao que se esportula pelo triplo do Bill Evans Trio. Tão pouco por tantas horas de prazer auditivo... .