Image hosted by Photobucket.com
29.5.09
 

Photobucket

Uma visita pelo mercado discográfico local proporcionou-me há dias o ensejo de um feliz encontro com duas reedições de obras muito importantes, essenciais mesmo, da música dos século XX. Na mesma tarde deparei-me 1) com a reedição de The Complete Village Vanguard Recordings, 1961, do trio de Bill Evans, de que só possuia a parte conhecida de toda a gente, em Lps e Cds simples, e 2) com a integral dos quartetos de cordas de Arnold Schönberg, Alban Berg e Anton Webern, na famosa leitura do LaSalle Quartet. As obras da Neue Wiener Schule, na versão gravada pelo LaSalle entre 1968 e 1970, originalmente editada em 1971 pela alemã Deutsche Grammophon, sob a designação Neue Wiener Schule: Schönberg, Berg, Webern - Streichquartette. Já lá vamos. De Bill Evans, com Lafaro e Motian, há muito que os ouvidos conhecedores se encontravam familiarizados com Sunday at the Village Vanguard e Waltz For Debby, LPs nos quais a Riverside deu a conhecer uma súmula alargada do que de mais importante se passou no Village Vanguard num belo dia de início de Verão de 1961. Bill Evans, Scott LaFaro e Paul Motian, um dos mais emblemáticos piano trios do jazz, mestres do diálogo contrapontista e improvisação sobre melodias suaves, têm no evento de 25 de Junho de 1961 alguns dos melhores momentos de sempre. A edição original, produzida por Orrin Keepnews e remasterizada para a reedição de 2005, compreende 3 discos e abarca tudo o que foi registado nas sessões da tarde e da noite daquele dia, hoje mítico para o jazz. Este novo encontro com o trio, além de um som bastante melhorado, ao nível do que de melhor a tecnologia dos dias de hoje permite no que ao tratamento de gravações analógicas diz respeito, compreende algumas particularidades interessantes. A começar pela actualidade das notas escritas, passando pela curiosidade da apresentação pelo próprio Keepnews dos músicos ao público que na sala assistiu aos concertos, a inclusão de versões inéditas de alguns temas, e o registo audio da troca de impressões entre alguns protagonistas, músicos e produtor. Orrin Keepnews conta algures que a ideia inicial dos homens da Riverside era editar um único disco, com um alinhamento a escolher de entre todo o material o que o trio tocasse na sua passagem pelo Village Vanguard. Foi assim que, a partir de um conjunto alargado de 13 temas, alguns com várias versões, e visto que o resultado deixou toda a gente satisfeita, saiu Sunday at the Village Vanguard, secundado por Waltz For Debby, dado o acolhimento dispensado pelo público e pela crítica. O restante material, de que agora surgiu uma retoma completa, só em 2005 acabou por ver a luz do dia.
A reposição da aventura do LaSalle Quartet na abordagem das composições para querteto de cordas de Schönberg, Webern e Berg, chegou recentemente pela mão da holandesa Brilliant Classics, obtido da DG o necessário licenciamento para reeditar a obra. Em boa hora o fez, porque a edição original, além de cara, não era fácil de encontrar no mercado. Os quatro discos tratam a totalidade dos 5 quartetos de cordas escritos por Schönberg em 1897, 1905, 1907-8, 1927 e 1936; dos contributos para o género de Webern: Five Movements for String Quartet Op 5, de 1909; Six Bagatelles for String Quartet Op 9, de 1911-13; e String Quartet Op 28, de 1937-8; e de Berg: Lyric Suite, de 1926; String Quartet Op 3, de 1909-10. Nas mãos do LaSalle este material algo “difícil” da Segunda Escola de Viena adquire uma transparência e uma leveza raras de se ouvir. Por outro lado, o desempenho do quarteto é servido por um som de muito boa qualidade, excelente para parâmeros de há 40 anos, o que em muito dignifica tanto os artistas como as obras, episódios fundamentais da música de câmara do Séc. XX. Agora ao alcance do melómano de bolsa pequena, pois o preço da caixa ronda os 17 Euros. Idêntico ao que se esportula pelo triplo do Bill Evans Trio. Tão pouco por tantas horas de prazer auditivo... .

Photobucket

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

Setembro 2004
Outubro 2004
Novembro 2004
Dezembro 2004
Janeiro 2005
Fevereiro 2005
Março 2005
Abril 2005
Maio 2005
Junho 2005
Julho 2005
Agosto 2005
Setembro 2005
Outubro 2005
Novembro 2005
Dezembro 2005
Janeiro 2006
Fevereiro 2006
Março 2006
Abril 2006
Maio 2006
Junho 2006
Julho 2006
Agosto 2006
Setembro 2006
Outubro 2006
Novembro 2006
Dezembro 2006
Janeiro 2007
Fevereiro 2007
Março 2007
Abril 2007
Maio 2007
Junho 2007
Julho 2007
Agosto 2007
Setembro 2007
Outubro 2007
Novembro 2007
Dezembro 2007
Janeiro 2008
Fevereiro 2008
Março 2008
Abril 2008
Maio 2008
Junho 2008
Julho 2008
Agosto 2008
Setembro 2008
Outubro 2008
Novembro 2008
Dezembro 2008
Janeiro 2009
Fevereiro 2009
Março 2009
Abril 2009
Maio 2009
Junho 2009
Julho 2009
Agosto 2009
Setembro 2009
Outubro 2009
Novembro 2009
Dezembro 2009
Janeiro 2010
Fevereiro 2010
Junho 2011
Maio 2012
Setembro 2012

previous posts

  • Espacio Permeable - Concierto Para Esculturas Sono...
  • Saiu em Fevereiro último na Delmark Records e é um...
  • «The essential reviewer’s dilemma is this: to put ...
  • Le Car de Thon - Nos meilleurs Stockhausen [insub2...
  • Humanization Quartet US East Coast Tour Luís Lope...
  • 周沛 加電秦琴 剪刀 效果器 設計 迷你太樂鳴 效果器
  • «All tracks are examples of Reson8, the laptop set...
  • gillicuddy - the repeating thoughts of old zinng-z...
  • Benjamin Britten - War Requiem [Decca, 1963] I Re...
  • Em visita à NOECHO: «NOECHO Records is London base...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger