Image hosted by Photobucket.com
13.9.08
 
Do duo ry-om, formado em Londres por Tom Shelton e Ryo Ikeshiro, ainda não se conhece rasto assinalável, para além da música acessível através da página web do projecto e das edições da netlabel Earth Monkey Productions. De formação recente, o ry-om, que a si próprio se designa por «autonomous electroacoustic soundscape co-operative», concorre com laptops, guitarras acústicas e eléctricas, pedais de efeitos, loops, sintetizadores e samplers, para a produção de ruído electrónico de industriosa manufactura. A música de III (edição de 2008 da Creative Sources Recordings), livremente improvisada e de feição acentuadamente atonal, enche-se de frequências ressonantes de glitch digital e drones efervescentes, em que proliferam colónias de insectos electrónicos das mais diversificadas estirpes. Nas cinco peças de III, gravadas em Londres entre Dezembro de 2007 e Janeiro de 2008, Shelton e Ikeshiro desafiam-se mutuamente para acesos debates, aos quais não faltam organização, método e sentido orquestral, à procura de um patamar comum de entendimento, comunicando sem arriscar a perda da coerência e a sobrecarga da panorâmica, ainda que por vezes no limite da saturação por sinais electrónicos e electroacústicos. A progressão é em pulso irregular, num som de configuração leve e austera, com um toque ligeiramente abrasivo. O que facilita o acesso e a empatia por parte de ouvidos menos familiarizados com as estéticas que explicitamente abordam diferentes modos de organizar o ruído experimental.

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

Setembro 2004
Outubro 2004
Novembro 2004
Dezembro 2004
Janeiro 2005
Fevereiro 2005
Março 2005
Abril 2005
Maio 2005
Junho 2005
Julho 2005
Agosto 2005
Setembro 2005
Outubro 2005
Novembro 2005
Dezembro 2005
Janeiro 2006
Fevereiro 2006
Março 2006
Abril 2006
Maio 2006
Junho 2006
Julho 2006
Agosto 2006
Setembro 2006
Outubro 2006
Novembro 2006
Dezembro 2006
Janeiro 2007
Fevereiro 2007
Março 2007
Abril 2007
Maio 2007
Junho 2007
Julho 2007
Agosto 2007
Setembro 2007
Outubro 2007
Novembro 2007
Dezembro 2007
Janeiro 2008
Fevereiro 2008
Março 2008
Abril 2008
Maio 2008
Junho 2008
Julho 2008
Agosto 2008
Setembro 2008
Outubro 2008
Novembro 2008
Dezembro 2008
Janeiro 2009
Fevereiro 2009
Março 2009
Abril 2009
Maio 2009
Junho 2009
Julho 2009
Agosto 2009
Setembro 2009
Outubro 2009
Novembro 2009
Dezembro 2009
Janeiro 2010
Fevereiro 2010
Junho 2011
Maio 2012
Setembro 2012

previous posts

  • A Downtown Music Gallery já tem casa nova. Em Jul...
  • Anuncia-se a retoma de actividade da NoiseJihad. E...
  • A coligação que Ken Vandermark criou em 2000 sob...
  • Songs of Night and Longing, de Mons Jacet (tube1...
  • Jez Nelson apresenta a partir desta noite e durant...
  • XI FESTIVAL INTERNACIONAL DE ÓRGÃO DE LISBOA 12 de...
  • «Commissioned by the Model Arts and Niland Galler...
  • Jimmy Behan - In the Sudden Distance [zym020]
  • Notícias da RogueArt, Paris: PETER KOWALD/LAU...
  • Lezrod (David Vélez) - Fear and Loathing in Rio/T...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger