Do duo ry-om, formado em Londres por Tom Shelton e Ryo Ikeshiro, ainda não se conhece rasto assinalável, para além da música acessível através da página web do projecto e das edições da netlabel Earth Monkey Productions. De formação recente, o ry-om, que a si próprio se designa por «autonomous electroacoustic soundscape co-operative», concorre com laptops, guitarras acústicas e eléctricas, pedais de efeitos, loops, sintetizadores e samplers, para a produção de ruído electrónico de industriosa manufactura. A música de III (edição de 2008 da Creative Sources Recordings), livremente improvisada e de feição acentuadamente atonal, enche-se de frequências ressonantes de glitch digital e drones efervescentes, em que proliferam colónias de insectos electrónicos das mais diversificadas estirpes. Nas cinco peças de III, gravadas em Londres entre Dezembro de 2007 e Janeiro de 2008, Shelton e Ikeshiro desafiam-se mutuamente para acesos debates, aos quais não faltam organização, método e sentido orquestral, à procura de um patamar comum de entendimento, comunicando sem arriscar a perda da coerência e a sobrecarga da panorâmica, ainda que por vezes no limite da saturação por sinais electrónicos e electroacústicos. A progressão é em pulso irregular, num som de configuração leve e austera, com um toque ligeiramente abrasivo. O que facilita o acesso e a empatia por parte de ouvidos menos familiarizados com as estéticas que explicitamente abordam diferentes modos de organizar o ruído experimental.