«O JiGG 2008, sob a direcção artística de Rui Neves, exibe vários tipos do jazz através de grupos que se estreiam em Portugal. “O jazz europeu, na 4ª edição do Jazz im Goethe-Garten, JiGG 2008, continua a marcar presença e a caracterizar-se pela autonomia, criatividade e novos talentos, demonstrando o poder de uma linguagem que há muito se universalizou”, afirma o director artístico.
Chegam assim até nós o projecto Largo do trompetista do Luxemburgo Gast Waltzing e o Quarteto Fuzz Noir, da Áustria, marcam pela audácia musical; o Quinteto Sing Sing Penélope, da Polónia, evoca o jazz eléctrico de Miles Davis; dos Países Baixos vem o saxofonista Yuri Honing e o projecto Wired Paradise; da nova geração suíça, o trompetista Manuel Mengis e Sexteto e da Alemanha um dos mais brilhantes talentos do novo jazz, o trompetista Matthias Schriefl com o projecto Shreefpunk.
Mas nem só de música é composto o cartaz da 4ª edição do JiGG 2008. Este ano realiza-se também o primeiro festival de peças radiofónicas ao ar livre. O instituto alemão apresenta cinco obras de autores portugueses e alemães. As peças são emitidas no jardim, durante 30 minutos, seguidas de um debate com autores e peritos da Rádio Arte».
Sing Sing Penelope - (Polónia) - 15 Julho, 19h
Yuri Honing Wired Paradise - (Países Baixos & Alemanha) - 17 Julho, 19h
Manuel Mengis Gruppe 6 - (Suíça) - 22 Julho, 19h
Matthias Schriefl Shreefpunk - (Alemanha) -24 Julho,19h
Jardim dos Sons – Rádio Arte, sempre às 19.00 horas
Eberhard Petschinka/Rafael Sanchez: “Aconteceu uma vez no Oeste“.
Moderação: João Almeida, dia 14.
Mia Couto: Vozes anoitecidas. Carlos Pinto Coelho, João Cabral, dia 16.
Antje Vowinckel: Call me yesterday.
Com a presença da autora, dia 18.
Livros que falam: “Querida Mãe”. Cartas de Escritores às Mães.
Moderação: Sandra Silva. Na presença de Filipe Vargas e Alexandre Cortez, dia 21.
Ingeborg Bachmann: Der gute Gott von Manhattan.
Um clássico da Rádio Arte, produzido em 1957. Moderação: Ronald Grätz, dia 23.