Desde a sua fundação que sigo com interesse o trabalho editorial da ucraniana Nexsound. Criada em 2000 por Andrey Kiritchenko, virou-se logo desde o início para a edição em CD e mp3 de música dirigida à estimulação emocional e intelectual do ouvinte, muito mais que mero papel de parede ou forma entretenimento lúdico com pista ou sem pista de dança no horizonte. De 2000 para cá, a Nexsound tem vindo a editar material do próprio Kiritchenko, de Kotra (Dmytro Fedorenko), que também co-dirigiu a editora entre 2003 e 2007, Zavoloka, Alla Zagaykevych, Muslimgauze, Kim Cascone, Francisco Lopez, Moglass e toda a sorte de novos experimentalistas da era digital. Neste sentido, “Vibrating Portraits”, projecto pensado e executado em união de esforços entre o holandês bluermutt ou Skyapnea e a Nexsound, é um catálogo que ilustra aspectos da ideologia musical da editora, uma mostra da diversidade estilística e conceptual da electrónica contemporânea, constituída por peças únicas de nove artistas do actual som electrónico, como são Elio Martusciello, Flotel, Autistici, Maps and Diagrams, Lawrence English, Salvatore Borrelli aka (etre), He Can Jog, Gregg Kowalsky aka Ossobuco e Motion, sob o mote “é possível pintar alguém ou alguma coisa através do som?” Ou, formulado de outra maneira: «Choosing a particular frequency could help to evocate a thin nose? A granular light? The fragrance of morning after a sunrise full of small rain? The taste of a coffee?». Entretanto, pode-se escolher um dos muitos toques de telefone que a Nesound disponibiliza gratuitamente.