Uma das primeiras concepções do compositor polaco de música experimental Zbigniew Karkowski (Cracóvia, 1958), artista cuja formação musical decorreu na Suécia, Holanda e França, onde estudou com Iannis Xenakis, Olivier Messiaen, Pierre Boulez e Georges Aperghis. Actualmente, Zbigniew vive em Tóquio, onde mantém intensa actividade nos meios ligados à electrónica underground nipónica, do noise e do electro-industrial. Composta no final dos anos 80, a peça Uexkull foi originalmente editada em CD em 1991, na sueca Anckarström, de Gotemburgo. De então para cá o disco não foi reeditado e a edição original há muito que se esgotou. Entretanto, a Audio Tong obteve permissão para editar a obra nos formatos mp3 a 320kbps e AIFF. Uexkull é constituída por uma peça única com a duração de uma hora. Um longo drone de contrabaixo e electrónica analógica (sintetizador modular) servido por maquinaria pesada do tempo da Cortina de Ferro, que vai sofrendo mutações lentas e misteriosas. Ouvido com auscultadores e máxima concentração nos detalhes consegue-se apreender a enorme profundidade de campo e os fascinantes efeitos multidimensionais, indutores de efeitos psicotrópicos por sugestão. Participação fugaz da cantora alto Karin Westman. Tão discreta que mal se dá por ela. Uexkull não é para todos os gostos. Ler entrevista com Zbigniew Karkowski na Disquiet, de Marc Weidenbaum.