Em 2002, a
Tzadik editou um inesperado conjunto de sete peças musicais inéditas de
Derek Bailey, gravadas em casa pelo próprio guitarrista em 1966/67.
Pieces for Guitar representa ainda o que de mais antigo se conhece do guitarrista britânico, depois das experiências de 1963 com
Tony Oxley e
Gavin Bryars no
Joseph Holbrooke Trio, que haveria de retomar anos mais tarde, em 1998, depois do trio de ter separado naquele ano de 1966. O propósito original destes registos era servir de base ao estudo a realizar a partir de material escrito, forma de trabalhar que Bailey abandonaria por completo no decurso dos 40 anos seguintes, em favor da opção de colocar toda a carreira ao serviço da construção de um conceito muito pessoal de livre-improvisação. Nessa medida e aos ouvidos de hoje, muito mais que a exercícios, as peças soam como os primeiros passos firmes a caminho da improvisação não-idiomática, como o próprio lhe chamou, um percurso despojado de tudo o que Bailey fizera até aí nos domínios do jazz, género que abandonaria definitivamente por esta altura. A foto da capa é contemporânea das gravações.