Image hosted by Photobucket.com
10.2.08
 

Fieldwork

2004 já lá vai, mas há discos que “pedem” para voltar à superfície dos dias que correm. É o caso de Simulated Progress (PI Recordings), do trio Fieldwork: Vijay Iyer (piano), Steve Lehman (saxofones alto esopranino) e Elliot Humberto Kavee (bateria e percussão). A estética do trio ambienta-se bem no estreitamento das ligações entre ritmos pop/funk e a harmonia própria do jazz (o co-produtor é Scott Harding, nome ligado a outro tipo de ritmos, como hip-hop e o funk) à semelhança do que têm vindo a fazer artistas como Jason Moran, Greg Osby ou, antes deles, Steve Coleman. Para quem aprecia esse tipo de movimentações, não isentas de alguma controvérsia e divisão do gosto do público, Simulated Progress é um acrescento qualitativo. Apesar de, de um modo geral esta estética M-Basista não me dizer grande coisa, pois é apanágio faltar-lhe em densidade o que lhe sobra em frivolidade e agilidade rítmica, curiosamente neste disco o que mais aprecio é a fluidez das mudanças de tempo (Elliot H. Kavee anda há alguns anos na estrada com o pianista Omar Sosa), a flexibilidade das estruturas harmónicas (além do mais, a mão esquerda de Iyer dispensa bem o contrabaixo) e o anguloso desenho melódico de Steve Lehman, elementos que lhe conferem uma plasticidade interessante. Será porventura este aspecto conciliador a fazer com que o disco aguente um bom par de audições sem cair no repetitivismo aborrecido, e constitua a síntese possível entre os universos musicais de Steve Coleman e Anthony Braxton.

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • Paris Transatlantic Magazine - The Portal
  • Irène Schweizer, Rudiger Carl, Radu Malfatti, Har...
  • Este homem actua em quarteto na Culturgest, Lisboa...
  • Parte Terceira do Clavier Übung publicada por Joha...
  • Vision Festival XIII
  • O propósito vem contado nas notas que acompanham ...
  • Pst, só para lembrar que a partir de hoje e durant...
  • Das Doppelnull-Jubiläum feiert CS adäquat mit Stil...
  • Sunday/Dimanche, February 10, 2008, 15.00h ParisFo...
  • Screwgun Records

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger