Image hosted by Photobucket.com
8.2.08
 
O propósito vem contado nas notas que acompanham o disco: a música de SATOR ROTAS (Creative Sources Recordings) baseia-se na composição homónima de Marcus Schmickler, originalmente escrita a pensar na execução electrónica. Para esta gravação, a peça foi “transcrita” e arranjada para trio acústico de contrabaixo, trombone e piano preparado. A transposição para trio (Matthias Muche, Philip Zubek e Achim Tang) em ambiente acústico mantém a aparência própria da instalação electrónica, centrada na microscopia sonora, põe em evidência uma miríade de detalhes sónicos a partir dos quais evolui para realidades mais complexas, estruturadas na confluência das três correntes dominantes. O que aqui se ouve requer máxima concentração e focagem no instante que ainda não terminou e já renasce no momento seguinte. Acções, figuras, formas, planos, motivos, processos – o modo de os organizar é suave, quase terno, mas incisivo na criação de linhas oblíquas que apontam para diferentes pontos no espaço pluridimensional. O piano, tanto desenha linhas verticais de recorte feldmaniano, como desfia horizontalmente um continuum de sons preparados e executados em tempo real; à vez e em simultâneo, trombone e contrabaixo murmuram sons alienígenas inspirados nos processos de criação sonora por via electrónica. Os três envolvem-se num pulsar de quase-drone que desliza suave, apenas perturbado por ligeiros acidentes na paisagem. Como se o vapor se fosse condensando em gotículas sobre um vidro multicolor, aglomeradas de maneira a formar um líquido cristalino de textura complexa. As relações estabelecidas dão origem a uma constante sucessão de surpresas e à dificuldade prática de perceber quem está a fazer o quê, o que apela à participação do ouvinte na descodificação do segredo bem guardado. A sensação com que se fica ao cabo da terceira e última peça deste tríptico, além da fruição estética de uma obra de arte sonora bem construída, é a de que SATOR ROTAS, proposta verdadeiramente intrigante, refractária a qualquer categorização, coloca uma série de questões interessantes, deixadas propositadamente em aberto.

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • Pst, só para lembrar que a partir de hoje e durant...
  • Das Doppelnull-Jubiläum feiert CS adäquat mit Stil...
  • Sunday/Dimanche, February 10, 2008, 15.00h ParisFo...
  • Screwgun Records
  • Emissão radiofónica pela rádio Hiversum, Holanda, ...
  • Wolfgang Dauner - Free Action (LP MPS/SABA, 1967)E...
  • Trinta e uma pequenas peças, ásperas como um raio,...
  • ernesto rodrigues_violino eléctricoguilherme rodri...
  • John Coltrane - My Favorite Things (1961)John Colt...
  • Regresso da Exploding Star Orchestra em segundo vo...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger