A comunidade de músicos de Oakland tem estado muito activa nos últimos anos. O caso da Moe!Kestra!, dirigida por Moe! Staiano, antigo baterista do Sleepytime Gorilla Museum, é bem o paradigma da efervescência que se vive naquelas paragens californianas. De reportório variado, a orquestra, com 10 anos de actividade, trabalha habitualmente peças do lider, mas já improvisou sobre composições de Glenn Branca, Rhys Chatham e John Zorn.
O material sonoro que preenche a totalidade deste CD, a mais recente saída na Edgetone Records, foi extraído de dois concertos realizados no mesmo dia. Two Rooms of Uranium In 83 Markers (Conducted Improvisation Vol. II), apresenta duas peças de improvisação conduzida a partir de partituras gráficas escritas por Staiano. A primeira, intitulada Conducted Improvisation Piece No.6: Depleted Uranium (10'), foi executada por um ensemble de 9 membros, composto por Myles Boisen, Lucio Menegon, Vicky Grossi, Allen Whitman, Jeff Hobbs, Marika Hughes, Devon Hoff, Ches Smith e Carla Kihlstedt. Para a segunda peça, Conducted Improvisation Piece No.11: Two Orchestras in Separate Rooms (40'33), gravada na mesma ocasião, no extinto Box Theater, de Oakland, em Maio de 2003, foi convocada uma formação alargada da Moekestra!, com 31 elementos de um grupo que habitualmente varia entre os 25 e os 40. Nesta pièce de résistance, os músicos – a lista completa inclui o who's who da região, Alan Anzalone, Michael Perlmutter, Rent Romus, Aaron Bennett, Chris Broderick, Scott Rosenberg, David Slusser, Darren Johnston, Jennifer Baker, Jeff Hobbs, John Shuirba, Robin Reynolds, Theresa Wong, Christopher Brown, George Cremaschi, Lisa Mezzacappa, Lucio Menegon, Pat Moran, Daryl Shawn, Robin H. Walsh, Bill Wolter, Vicky Grossi, David Mairs, Allen Whitman, Michael Guarino, Jason Levis, Sam Ospovat Cymbal, Peter Valsamis, Suki O'Kane, David Leikam, Bob Marsh, Matt Davignon – foram divididos em duas secções, dispostos em salas diferentes, ligadas por um corredor, cabendo a Moe! andar de um lado para o outro a conduzir as duas componentes em simultâneo. O que se ouve na panorâmica é a junção das duas metades. Ambos os concertos fizeram parte de um festival que pretendeu chamar a atenção para os problemas relacionados com a utilização pelos EUA de urânio empobrecido nas guerras do Iraque e Afeganistão. Musicalmente, o trabalho da Staiano's Moe! - MOE!KESTRA! é uma experiência bem sucedida no modo como organiza e disciplina caos e dissonância, e na maneira como consegue prender a atenção do ouvinte de fio a pavio.