Bill Evans, Emergence. Como o título sugere, a compilação que a FiveFour acaba de editar recolhe as primeiras gravações de Bill Evans enquanto sideman e já como líder, em 1956. Históricos, estes registos dispersos por discos descatalogados dão-nos a conhecer os verdes anos do pianista, o caminho vertiginosamente percorrido até atingir a voz singular que o viria a caracterizar nas décadas seguintes. Estava-se em meados dos anos 50 e Bill Evans antecipava a marca que deixou em Kind of Blue, de Miles Davis, editado em 1959. Emergence mostra Evans com quarteto do guitarrista Dick Garcia, com o Smalltet (um septeto) do grande modernista George Russell (dos 6 temas, destaco a revolucionária leitura de Ezz-thetic, enquanto reformulação do bop vigente); num tema em que acompanha a cantora de Chicago, Lucy Reed (Baltimore Oriole) e em quatro composições do clarinetista Tony Scott, em quarteto e em decateto. Finalmente, os primeiros três temas do Bill Evans Trio (Five, Displacement e Waltz for Debby), com Teddy Kotick (contrabaixo) e Paul Motian (bateria). Aqui nasceu a inestimável contribuição que o pianista deu ao jazz em geral e ao trio de piano em particular.Distribuição em Portugal: Dwitza.