'A programação deste ano, que decorre sob o lema "Pianos, baixos, tubas e vozes", está organizada em dois blocos, de 3 a 5 e de 9 a 11 de Agosto, com a abertura a cargo de um trio de músicos inovadores, Muhal Richard Abrams, George Lewis e Roscoe Mitchel. Rui Neves, director artístico do festival, referiu à Lusa que os concertos de abertura e de encerramento, este último com um dos nomes grandes do jazz, Ornette Coleman, são os pontos altos desta edição. Considerado um dos grandes inovadores do movimento de free jazz dos anos 1960, Coleman, 77 anos, recebeu recentemente o Prémio Pulitzer de Música 2007. Esta será a quarta vez que Ornette Coleman actua em Portugal, depois de ter participado no Cascais Jazz em 1971, no Jazz em Agosto em 1988 e de concertos nos Coliseus de Lisboa e Porto com o seu agrupamento em 1996. O quinteto Ornette Coleman integra, para além deste músico, Tony Falanga (contrabaixo), Charnett Moffet (contrabaixo), Al Macdowell (baixo eléctrico) e Ornette Denardo Coleman (bateria).
Esta edição do festival integra 11 concertos à volta do tema "Pianos, baixos, tubas e vozes" que pretendem "chamar a atenção para os instrumentos, que são em si próprios a música", segundo Rui Neves. "O nosso propósito é dar a descobrir um novo tipo de associações de instrumentos no jazz, uma certa renovação na forma de se ouvir instrumentos de jazz", explicou o responsável pela programação apontando como exemplo dessa inovação o próprio quinteto de Coleman. "O Jazz em Agosto não é um festival que vá buscar as coisas que estão a dar", adiantou ainda Rui Neves para reforçar a ideia de aposta tanto na história do jazz, como na vanguarda do jazz europeu e norte-americano. O programa deste ano conta com a participação, a 5 de Agosto, dos portugueses Carlos Zíngaro (violino) e Jorge Lima Barreto (piano), apresentando ainda em estreia o projecto Low Frequency Tuba Band, liderado pelo português Sérgio Carolino e reunindo também Jay Rosen, Oren Marshall e Marcus Rojas. Esse dia termina com a actuação da banda norueguesa Crimetime Orchestra. No sábado, dia 11 de Agosto, antes do concerto de encerramento, actuará a contrabaixista Joelle Léandre num solo dedicado a compositores contemporâneos, seguindo-se um grupo de quatro vozes a capela, "Timbre", com Lauren Newton, Elisabeth Tuchamnn, Oskar Morth e Bert Mutter.
Haverá ainda duas palestras, a cargo de duas das principais figuras desta edição do festival - o pianista Muhal Richard Abrams e o saxofonista Ornette Coleman - e a apresentação de dois documentários. Um dos filmes "Ornette: Made in America", de Shirley Clarke, teve a sua estreia em 1985, sendo agora apresentado pela primeira vez em Portugal como suplemento à participação do músico norte-americano nesta edição do festival. O segundo filme, "My name is Albert Ayler", do cineasta sueco Kasper Collin, constitui uma homenagem ao saxofonista Albert Ayler (1936-1970), desaparecido em circunstâncias misteriosas e considerado uma das figuras incontornáveis do free jazz a par de John Coltrane (homenageado o ano passado no Jazz em Agosto) e de Ornette Coleman, entre outros'. - LUSA