O Out.Fest é um festival anual cuja programação procura reflectir o que de mais significativo se faz actualmente na música experimental contemporânea, nas suas mais diversas ramificações – da música improvisada à electrónica abstracta, do free-jazz ao noise e ás novas e inclassificáveis linguagens que todos os dias nascem e enriquecem um pouco mais o mundo.
A par com a música, convive todo um excitante universo de experiências e cruzamentos inter-media que fervilha de novidade, desafiando as regras e as fronteiras clássicas das diversas formas de expressão artística e humana.
O conceito de Imagem, no contexto do Out.Fest, pretende acolher e abranger todas as formas de expressão artística não estritamente musical, procurando ser um ponto de divulgação de novos e interessantes caminhos nas áreas do cinema, vídeo, fotografia, artes performativas e do vastíssimo mundo das artes de expressão plástica. Da necessidade de um evento que assinale a extrema importância de toda esta actividade nas margens e linhas da frente da cultura dos nossos dias surge o Out.Fest. A partir da periferia de Lisboa, grande centro cultural do país, traça-se um paralelo quase perfeito com a periferia do mainstream artístico, região fértil e laboratório insuspeito da grande arte dos nossos tempos.