Image hosted by Photobucket.com
12.6.07
 

John Stevens/Evan Parker - The Longest Night, Vol. 1 & Vol. 2

Evan Parker_saxofone soprano
John Stevens_percussão/corneta

(Riverside Studios, Londres, 1976)

A gravação de THE LONGEST NIGHT, dois LPs Ogun de 1976 que não viram (ainda) o formato CD, juntou Evan Parker e John Stevens em estúdio na noite mais longa do ano, 21 de Dezembro. Os temas foram nomeados com a hora exacta a que as improvisações tiveram sucessivamente início (Vol. 1: 19.11; 19.44; 20.23; Vol. 2: 21.25; 21.47; 22.18; 23.12 e 23.40). Fotografia de Jak Kilby e Laurence Cutting. Evan Parker, saxofone soprano, e John Stevens, percussão e corneta. A música é seca, impetuosa e frequentemente áspera, mas, a despeito desta impressão mais imediata e superficial, um ouvido atento, curioso e com capacidade de se deixar tentar por estes sons, é capaz de descobrir a vida que existe para além da primeira camada, de onde, às primeiras, parecem afastados quaisquer sinais melódicos ou de progressão rítmica que façam sentido e que se pereçam com qualquer coisa se ouve no jazz em sentido corrente.

Não é tanto assim. Se bem se reparar, na improvisação 21.25, que abre o Vol. 2, é possível detectar vestígios melódicos de Tenderly, por exemplo... . Isto, para responder da forma mais chã à questão que já me foi colocada várias vezes, sobre como ouvir esta música, que parece intragável, impenetrável e destituída de qualquer sentido. Parece, mas não é. Não há uma receita, mas ajuda muito não desistir às primeiras. A recompensa está guardada para quem persistir. Dá trabalho e é preciso mente aberta e disponibilidade mental para poder passar para lá da "esfrega" inicial e começar a apreender esta música extraordinária. Ao cabo da terceira audição, o ouvido não treinado começará a notar alguma nitidez e a conseguir familiarizar-se com o que ainda há pouco lhe parecia ruído aleatório e desconexo. Nada mais longe da realidade escondida.

The Longest Night

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • John Coltrane - Infinity (Impulse!, 1972)Álbum pós...
  • Tony Scott, um dos decanos do jazz contemporâneo, ...
  • Ajustamento na formação que Ornette Coleman traz a...
  • Say a Little Prayer, Rahassan Roland Kirk, 1969Vol...
  • "I follow the school of thought that says there ar...
  • DJ Dr. Auratheft, também conhecido por Siebe Thiss...
  • Bomba! Gino Robair, da Rastascan Records, tem pron...
  • Sábado, 9 de Junho, na ZDB (new_directions_session...
  • Pharoah Sanders QuintetJuly 18, 1971 - Nice, Franc...
  • Abdul Wadud - By Myself (Bishara, 1977)

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger