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13.3.07
 
Em Graffiti Suite, a NDR Bigband, orquestra de rádio com sede em Hamburgo, Alemanha, executa composições gráficas baseadas em formas geométricas e marcas coloridas, desenhadas pelo líder e mentor e condutor, o saxofonista Norbert Stein. Servem de base para expressivas improvisações orquestrais em larga escala e amplo espectro cromático. Graffiti Suite, Norbert Stein Pata Music played by the NDR Bigband (Pata Music, 2006), é constituída por uma série de quadros musicais que têm por base um princípio estético-filosófico (pata music) que consiste na procura de soluções imaginárias que visem atingir níveis elevados de saber e conhecimento sem passar pelas regras rígidas pré-estabelecidas pelas lógicas da razão e da tradição, e sem que tal implique o desrespeito por essas mesmas normas. Elas são conhecidas, pressupostas, mas não necessariamente seguidas. Há, assim, a invenção duma outra atitude vocacionada para a descoberta de sentido nas fronteiras do mundo real ou aparente, para além das regras que explicam as relações de causa e efeito.
Aplicado o princípio à confecção musical, o resultado é um permanente desfiar de surpresas agradáveis, a sucessão de eventos orquestrais de insuspeita origem, movimentação e destino, aberto à mais diversos idiomas e influências – síntese refinada de new music, jazz e improvisação livre, e uma grande aventura ensemble alargado. Segundo o processo de Norbert Stein, a música é trabalhada dentro das suas “esferas”, espaços imaginários, de fronteiras ténues e com um mínimo de arranjo orquestral, onde os músicos se sentem à vontade para improvisar sem restrições, criando interessantes zonas de contraste entre a realização colectiva e a expressão individual, com primado para a primeira.
O CD 1 abre com Franz Patäng (20’44), tema que reúne as primeiras quatro secções da suite, dá o mote para a excursão e reflecte sobre os caminhos cruzados da música improvisada europeia e norte-americana, os diferentes modos de aproximação e afastamento estético, e abre caminho a U.B.U. (8’52), momento em que a voz individual atinge os momentos mais expressivos, instilada pela acentuação rítmica e pela colocação de blocos orquestrais entre as falas. Music In Seven Houses (23’02) introduz uma toada diferente das precedentes, mais meditativa, como um jogo de espaços e silêncios, baixo volume, breves sugestões afro-percussivas. No CD 2, Der Vogelschwarm - Flocking Birds (20’27) repõe os amplos movimentos orquestrais que simbolizam os movimentos ascendentes e descendentes do voo de pássaros em campo aberto, como o título sugere. A terminar, em Hot Spots, Tai Chi and More (26’22), há uma derivação para os territórios da spoken word, instalando uma inventiva combinação de swing e música contemporânea (Frank Zappa orquestral) e arranjo coral, que sintetisa os movimentos anteriores. Globalmente, Graffiti Suite é trabalho estimulante e um sucesso artítico e editorial de Norbert Stein, do seu conceito de pata music e da sua visão futurista através da NDR Bigband: Thorsten Benkenstein, Ingolf Burkhardt, Claus Stötter, Michael Leuschner, Philipp Kacza, Fiete Felsch, Peter Bolte, Christoph Lauer, Lutz Büchner, Frank Delle, Markus Steinhauser, Gabriel Coburger, Dan Gottshall, Sebastian Hoffmann, Stefan Lottermann, Ingo Lahme, Christophe Schweizer, Stephan Diez, Lucas Lindholm, Vladyslav Sendecki, Marcio Doctor e Mark Nauseef.

 


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