Image hosted by Photobucket.com
7.3.07
 

Casa composta, embora com amplas clareiras, era este o aspecto do (demasiado) Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, sito entre o Tejo e os Jerónimos. Ficou-se sem saber se Jason Moran & The Bandwagon não despertaria mais público lisboeta que o presente, ou se, sendo dia de Mourinho castigar o Futebol Clube do Porto, o esférico mandava mais que o piano. Não importa. Quem viu a bola viu desaire, frango e tudo. Quem foi ao CCB viu um bom concerto de jazz por uma das mais carismáticas e emergentes forças do renovado trio de piano. Todos ainda na primeira metade da terceira década de vida, Jason Moran, Tarus Mateen e Nasheet Waits deixaram a melhor da impressões e acrescentaram parede em relação ao nosso anterior encontro em salas portuguesas, a 23 de Outubro de 2003, no Seixal Jazz, então com Sam Rivers.
A coesão do grupo é por demais evidente. É fruto não apenas do confirmado talento individual de cada instrumentista, mas sobretudo de um trabalho continuado enquanto trio – The Bandwagon. Jason Moran, o líder, mostrou respeito e admiração pelas diferentes tradições do jazz americano; um olhar para a história sem cobiça nem reverência copista, ao mesmo tempo que sabe ser original e assumir a sua própria voz, o que faz a diferença relativamente à horda de pianistas da sua geração que pulula um pouco por todo o lado, as mais das vezes meras caixas de ressonância do passado, por mais glorioso que possa ter sido.
Muitos e bons momentos de improvisação se ouviram no CCB, dentro e fora dos temas, respostas em directo aos beats, sons vocais hip-hop e poesia de rua que saiam do mini-disk comandado pelo pianista; o sublinhar das passagens gravadas com uníssonos, ecos, acrescentos e expansões musicais da temática social orientada para a consciencialização dos artistas e dos ouvintes. O processo não é inovador, foi já tentado e posto à prova por artistas de vários quadrantes, como o brasileiro Hermeto Pascoal e, geracional e geograficamente mais próximos, Mike Ladd, Matthew Shipp e outros.
O reportório foi essencialmente recolhido dos dois mais recentes discos para a Blue Note, sobretudo do último, Artist in Residence (Blue Note Records), o sétimo, que nasceu como resposta a encomendas que lhe foram dirigidas por importantes pólos artíscos: o Lincoln Center, o Walker Art Center, e o Dia Art Foundation. Interessantes, as releituras de Jaki Byard, a cujo estilo Moran vai buscar referências, tal como ao de Andrew Hill. Teve ainda uma passagem pelos blues, com um original de Albert King, e pelos clássicos, como Just You, Just Me.
Interessante foi constatar que Jason Moran continua a levar a sua música para territórios pouco explorados ou ainda desconhecidos; que é capaz de arriscar sair do conforto do standard e procurar novas formas de expressão num estilo variado que não se deixa aprisionar numa só corrente. Um concerto limpo e escorreito, como se esperava. (Foto: Andrew Hovan)
Jason Moran & The Bandwagon - Centro Cultural de Belém, Lisboa. 06.032007

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • 16/3, ZDB, 23h00 - Duo_exchange_sessions::Cricket ...
  • Nas notas que escreveram para Streaming (PI Record...
  • Charles Tolliver na Enja em 1972! Naquele ano, o t...
  • Sábado 10::Bliss Beyond Fear Journey::Ateneu Café...
  • Jason Moran & The Bandwagon, logo à noite no CCB, ...
  • Roscoe Mitchel esteve uma temporada no New England...
  • A 6/3, no CCB: Jason Moran & The Bandwagon (Tarus...
  • Sai amanhã, 6/3, na Savoy. Still Life With Comment...
  • Musa Lusa is a weekly radio show promoting Portug...
  • Na praia, muito cedo e com chuva. O título é aprop...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger