Image hosted by Photobucket.com
2.2.07
 

Evan Parker e Barry Guy trabalham juntos há decénios em diversos projectos, próprios e de terceiros, colaboração cujo início data dos tempos passados com John Stevens, no Spontaneous Music Ensemble, da década de 60, e na London Jazz Composers Orchestra, que Guy pôs de pé nos primeiros anos da década seguinte. Mais próximas deste tempo é a comparticipação no Electro-Acoustic Ensemble, de Evan Parker, combinação de instrumentos acústicos, como saxofone, piano, contrabaixo e percussão, com uma parafernal bateria de aparelhos electrónicos – habitualmente manipulados por Walter Prati, Joel Ryan, Richard Barrett, Paul Obermayer e Marco Vecchi –, tanto na vertente de fontes originárias de som, como na transformação e processamento do material sonoro à medida que é confeccionado. Para Dividuality (Maya Recordings), disco certamente acarinhado por quem acompanha de perto e com gosto a evolução do segmento electroacústico da obra de Evan Parker, o saxofonista britânico convidou Barry Guy e Lawrence Casserley, tendo como provável propósito estabelecer o mesmo tipo de relação criativa homem-máquina que se vive no Ensemble, aqui reduzida a uma expressão porventura mais nuclear e despojada de adereços. Nesta medida, Parker e Guy dialogam entre si, enquanto Casserly, ao gerar novos sons a partir da matéria-prima que lhe é fornecida, sublinha alguns aspectos, reformula questões, assume um interessante papel de pivot, ao fazer simultaneamente de voz e de eco do complexo pensamento musical em discussão.

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • De manhã, pela fresquinha, cantam os passarinhos ...
  • TELECTU @ MaximeLisboa, 1 FEV - 23h00
  • A Sachimay Interventions, subsidiária da Sachimay ...
  • Sun Ra & his Intergalactic Solar Orchestra: Space ...
  • CINC
  • Scott Fields EnsembleScott Fields - guitarra, comp...
  • 482 Music
  • Alípio C Neto, Ben Stapp, Alex Maguire & Mark S...
  • FreeNoise
  • Por voragem desmedida, por ter mais olhos que bar...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger